Moradores de Embu das Artes ganham mais uma área de lazer
Os moradores da rua Maringá, no Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes, estavam acostumados, com o forte cheiro de esgoto a céu aberto e com o imenso matagal, que ocupava um terreno no meio do bairro. Mas, no mesmo espaço, que antes era abandonado, deu lugar a uma área de lazer, com quadra de grama sintética, rampas para skate e patins, academia ao ar livre e uma praça social.
Para a comerciante, Darci Ferreira, de 60 anos, que mora no bairro há 40 anos, a transformação do terreno, foi uma reivindicação antiga dos moradores. “Há anos, pedíamos para canalizar o córrego que passava aí e pedíamos também uma área de lazer, e agora no final de agosto a prefeitura entregou. Antes, era um matagal enorme e abandonado, o esgoto a céu aberto e as nossas casas viviam com ratos. Agora, aos finais de semana, essa área de lazer fica lotada”, diz Darci.
Além dos espaços para o esporte e a atividade física, todo o terreno recebeu alambrado, iluminação e paisagismo. Para a conclusão da obra a Prefeitura de Embu das Artes, realizou uma parceria com a Sincoplastic Indústria e Comércio de Plásticos e o supermercado Kaçula.
O aposentado, Aleixo Francisco de 67 anos, que também mora na rua Maringá, destacou os espaços para a ginástica. “A terceira idade, como eu, utiliza o novo espaço para realiza caminhadas e para fazer ginástica. A criançada agora, anda de skate, bicicleta e participa das escolinhas que são realizadas, na nova quadra da comunidade”, informou o aposentado, que mora há 50 anos bairro.
Nova quadra
A nova quadra, com grama sintética que foi inaugurada no dia 17 de agosto do ano passado, tem atraído as crianças e adolescentes do Jardim Santo Eduardo. Segundo os professores Nilton Cardoso e Erivelton Morais, cerca de 120 alunos participam das escolinhas de futebol por período. “Aqui não treinamos apenas o coletivo, trabalhamos alongamento e principalmente a parte social dos jovens. Estamos aqui todas as terças e quartas, das 9h às 18h, e sentimos logo no começo, a carência que os jovens tinham, na área de esportes”, destacou Nilton Cardoso.
Os interessados em participar, podem comparecer diretamente na rua Maringá, e conversar com os professores. Pela manhã acontecem os treinos para jovens de 12 a 15 anos. No período da tarde, os professores treinam adolescentes de 15 a 17 anos, para as competições.