EM ALTA
Home

Onmura encerra carreira como vice-campeão no mundo

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/10/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O judoca taboanense Nelson Onmura, 56 anos, se despediu dos tatames com uma excelente participação no 6º Campeonato Mundial de Judô Veteranos na cidade de Málaga, na Espanha. Onmura conquistou a medalha de prata.

O campeonato, organizado pela Federação Internacional de Judô (F.I.J), aconteceu entre os dias 23 a 28 de setembro. O evento contou com a participação de aproximadamente 1.400 atletas de 50 países. As lutas foram realizadas no Palácio de Deportes José Maria Martin Carpena.

O tricamapeão do mundo, Nelson Onmura, deixa as competções, mas segue dando aulas | Divulgação

Onmura é tricampeão do mundo na categoria e deixa os tatames como o segundo melhor do mundo. “Eu queria terminar minha carreira como tetracampeão, mas não consegui alcançar meu objetivo, mas cheguei perto da medalha dourada. Eu estava vencendo a luta final com um francês por Waza-ari, mas fui imobilizado no final da luta e não consegui sair dessa imobilização”, disse.

Mesmo em uma chave complicada, com atletas muito experientes, Onmura comenta como foi sua última participação no mundial como competidor.  “Estou feliz com esse vice-campeonato, minha chave estava muito complicada, com atletas experientes em competições. A chave tinha cinco franceses, dois russos, um alemão, um  cazaquistanês, espanhol, italiano, sueco, holandês e um  britânico. Ganhei do espanhol na primeira luta, na segunda derrotei o francês, na terceira passei pelo italiano Franco e fui para a final com outro francês, quando perdi a luta por imobilização”, conta.

O judoca taboanense, agradeceu a todos que torceram e o apoiaram durante a preparação para o mundial.  “Quero agradecer ao Carioca da academia Corpo em Evidência onde fiz um trabalho físico muito bom durante cinco meses, agradeço também o apoio que recebi da Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, a Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra (ACETBS), o Supermercado Rod&Raf, a Padaria La Ville Backery, ao meu aluno e amigo Leandro Biral. Sem esses apoios seria impossível eu chegar a esse vice- campeonato Mundial”, falou.

Apesar de se despedir das competições, Onmura não abandonará os tatames, ele segue dando aula, mas diz que sentirá saudade desse clima de disputa. “Já estou sentindo saudades das competições, mas não tenho como treinar, por isso a decisão de parar com as competições. Agora passar meus conhecimentos aos meus pupilos”, declarou. Onmura é treinador da equipe de judô de Taboão da Serra

Títulos conquistados
Além dos três títulos no mundial e agora um vice-campeonato, Onmura que compete há 45 anos, traz na bagagem, mais de 25 títulos de campeão brasileiro e paulista, e o mais importante de sua carreira, medalha de prata no Pan-Americano de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Onmura tem uma vasta lista de títulos: Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano, Campeão Latino americano, Campeão Ibero Americano, 3º colocado na Copa Canadá, 4º Colocado no Torneio do México, 3º colocado na Copa Kodokan Pan-americana duas vezes, mais de oitos vezes campeão dos Jogos Regionais, Campeão dos Jogos Abertos do Interior, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, Campeão Brasileiro Universitário, Campeão Paulista Universitário, Bi- Campeão Carioca de Judô, mais de 20 títulos de Campeão Brasileiro e mais de 20 títulos de Campeão Paulista como Juvenil, Juniores e Seniores e Grand Masters.

Notícias relacionadas