Escola líder do Ideb em Taboão da Serra terá quadra poliesportiva
Os cerca de 600 alunos da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Heitor Villa Lobos, em Taboão da Serra, aguardam ansiosamente pela primeira quadra poliesportiva da escola. Há 16 anos, desde sua fundação, os alunos realizam as aulas de educação física em um pátio improvisado ou nas salas de aula. A prefeitura da cidade iniciou as obras no final de agosto e pretende entrega-la concluída em dezembro.
O vice-diretor da escola, que fica no Jardim Kuabara, Leandro Sérgio, destacou a importância da quadra e a capacidade dos professores, que tiveram que se adaptar para não cansarem os alunos nas salas. “As professoras tiveram que adaptar todas as aulas, ou no nosso pátio improvisado, que na verdade é por onde os alunos entram e saem da escola, ou dentro das próprias salas, com atividades mais dinâmicas e descontraídas. O chão do pátio não é compatível para as aulas. Os alunos sentem falta de um espaço para correrem e brincarem”, explicou.
Além da construção da nova quadra coberta, a escola também passará por uma reforma no piso, na cobertura das salas e no sistema elétrico. A calçada no entorno da unidade será refeita e receberá uma nova pintura.
A professora de educação física do período da manhã, Adriana Cristina, de 43 anos, informou que as obras são de extrema importância. “Temos que saber trabalhar com as adversidades, por mais que eles sejam crianças, eles conseguem entender que a escola está passando por mudanças, e essas mudanças serão ótimas para todos. Após todas as obras, a escola ficará muito melhor”, disse.
Ainda segundo ela, a quadra possibilitará mais opções de atividades. “Agora com a nova quadra, conseguiremos realizar melhor as atividades externas, os alunos irão amar, é um novo espaço para ser utilizado, além da imagem da escola que irá ficar melhor”, destacou a profissional.
Avaliação
Em Taboão da Serra, 10 escolas alcançaram a nota 6, e a com a maior pontuação foi a Emef Heitor Villa Lobos, com 6.8. A unidade atende 600 alunos da 1ª série ao 5º ano e pela segunda vez consecutiva teve o melhor resultado da cidade. “O grupo pedagógico da nossa escola é muito bom, e isso reflete no resultado.
Aqui, independentemente do Ideb, queremos bons resultados sempre. Surgiu o problema, nós já resolvemos”, declarou a diretora Eni Mariana de Souza.