Judoca Nelson Onmura se prepara para última competição oficial
Agora é pra valer, o judoca Nelson Onmura, 56 anos, detentor de mais de 25 títulos em mais de 45 anos de carreira, vai deixar as competições oficiais, após a disputa do sétimo Campeonato Mundial Grand Masters – categoria M6 até 73 kg – peso leve – em Málaga na Espanha, que acontece a partir o dia 22 deste mês. A primeira luta do judoca taboanense será dia 25.
“Está chegando a hora de eu pendurar o kimono em competições oficiais. Meu coração está batendo mais forte, mas não tem alternativa”, disse emocionado o judoca e professor Onmura.
De acordo com Onmura, o principal motivo que o fez tomar a decisão de parar de competir “é a dificuldade em perder peso”, além da falta de tempo para se preparar para as competições.
A melhor colocação em mundiais versão FIJ (Fed. Internacional de Judö), de Onmura, foi um terceiro lugar na Alemanha em 2011. Na versão Fed. World Masters foi tricampeão Mundial. "Eu quero lutar bem, ganhando ou não. Estou fazendo um trabalho forte de musculação. O leste europeu é muito forte e se não estiver preparado fico em desvantagem", explica.
Para o mundial, Onmura conta com o apoio da Associação Comercial de Taboão da Serra (ACETBS), Leandro Biral , Supermercado ROD & RAF, Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra.
A trajetória de um campeão
Além dos três títulos no mundial, Onmura que compete há 45 anos, traz na bagagem, mais de 25 títulos de campeão brasileiro e paulista, e o mais importante de sua carreira, medalha de prata no Pan-Americano de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Em 2013, Onmura disputou a Copa São Paulo de Judô e o Campeonato Paulista Grand Masters, e mesmo sem estar em excelente forma física, sagrou-se campeão nas duas competições.
Onmura, que também é treinador da equipe de judô de Taboão da Serra, garante que a aposentadoria será somente como atleta, se afastar dos tatames, está fora de cogitação.
“Eu não sei como vou ficar após encerrar minhas competições, pois adoro competir, só o tempo dirá. Mas essa aposentadoria será só das competições, dos tatames nunca. Quero continuar atuando como técnico na secretaria de Esportes. Realizar meu trabalho ajudando as crianças, formando cidadãos, e quem sabe campeões também. Campeões da vida e do esporte”, declarou o treinador. Desde que começou a competir em 1970, Nelson Onmura, ficou apenas um ano sem participar de competições.
Onmura tem uma vasta lista de títulos: Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano, Campeão Latino americano, Campeão Ibero Americano, 3º colocado na Copa Canadá, 4º Colocado no Torneio do México, 3º colocado na Copa Kodokan Pan-americana duas vezes, mais de oitos vezes campeão dos Jogos Regionais, Campeão dos Jogos Abertos do Interior, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, Campeão Brasileiro Universitário, Campeão Paulista Universitário, Bi- Campeão Carioca de Judô, mais de 20 títulos de Campeão Brasileiro e mais de 20 títulos de Campeão Paulista como Juvenil, Juniores e Seniores e Grand Masters.