Prédio da Câmara Municipal será inaugurado em novembro
Matheus Herbert e Nely Rossany, da Gazeta de S.Paulo
O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, confirmou que o prédio do Poder Legislativo deverá ser inaugurado em novembro deste ano. As obras estão adiantadas, toda parte hidráulica, elétrica e de acessibilidade estão prontas, faltando apenas o acabamento e a instalação de cadeiras no plenário.
Em entrevista ao Jornal Gazeta de S.Paulo, o presidente da Câmara de Taboão da Serra anunciou que a sede do legislativo que está em construção no bairro Jardim Helena e deve ficar pronta ainda em outubro, mas que será inaugurada em novembro, por causa das eleições.
“A data prevista para a entrega é dia 7 de outubro, com tudo finalizado, mas estou preparando a inauguração para novembro, após as eleições porque merece uma grande celebração, é um fato histórico”, disse.
Ainda segundo Nóbrega a última etapa é o acabamento e a instalação das cadeiras do plenário que terá lugar para 200 pessoas, o dobro do que é hoje. O vereador destaca fez questão de destacar a economia que a construção do prédio vai gerar para os cofres públicos.
“Para Taboão é uma obra muito marcante, primeiro que um legislativo precisa ter sua sede própria, ainda mais a Câmara Municipal, que representa o povo. E fora que vamos fazer uma economia muito grande, o sonho de todo brasileiro é sair do aluguel, e nós estamos saindo”, declarou Eduardo Nóbrega. A economia com os gastos do aluguel chega a R$ 400 mil por ano.
Desde a fundação da cidade, a Câmara Municipal funciona em prédios alugados. “Vamos economizar esse dinheiro que hoje é gasto para alugar a sede do Legislativo, conseguimos construir esse prédio sem empréstimos e não vamos deixar nenhuma dívida, vamos entregar a nossa sede com ela quitada”, afirmou Eduardo Nóbrega.
O novo prédio fica no Jd. Helena, onde funcionava o estacionamento do Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na estrada São Francisco, o terreno foi doado pela prefeitura. A área total é de 3 mil m² e cada gabinete terá 45 m². O plenário terá capacidade para 200 pessoas, quase o dobro do que é hoje. No projeto, o prédio terá acessibilidade para receber os deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo Nóbrega, o prédio da Câmara Municipal significa uma mudança na história do legislativo. “O prédio é um marco da reconstrução do poder Legislativo na cidade. Quando paro para pensar nesse prédio não tem como deixar de lembrar o período em que assumimos a Câmara, quando o poder Legislativo estava combalido.
Esse prédio representa essa nova fase do Legislativo”, afirma o presidente da Câmara Eduardo Nóbrega.
Nóbrega acredita que ele não conseguirá, durante sua gestão, mobiliar a nova casa, essa missão será do novo presidente. “Não acredito que teremos condições de mobiliar o novo prédio nessa gestão. Acredito que nós vamos mudar com boa parte dos móveis antigos, até pra gente sair do aluguel o mais rápido possível, aquilo que faltar ficará pra próxima mesa diretora”, disse.