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Secretário diz que obras do Metrô de Taboão da Serra já começaram

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Redação

30/06/2014 00:00
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A chegada da expansão da Linha 4 – Amarela do metrô até Taboão da Serra teve a data alterada novamente, agora será entre 2018 e 2019, foi o que afirmou o secretário estadual de transportes Jurandir Fernandes. As obras já estão em andamento, e o município terá um dos mais modernos sistemas de metrô do mundo. “Vocês terão uma linha top de tecnologia mundial do metrô”, afirmou o secretário. A obra total está orçada em R$ 1, 6 bilhões.

Durante toda a manhã desta segunda-feira, dia 30, o secretário de transportes e a equipe técnica do Metrô estiveram em Taboão da Serra para detalhar o projeto. A estação Largo do Taboão, como será chamada, funcionará no estacionamento do Hipermercado Extra. Um dos motivos do atraso é o fato do metrô passar por debaixo do solo, desta forma a obra se torna mais demorada e cara.

Secretário do estado de Transportes Jurandir Fernandes detalha projeto do metrô em Taboão | Ricardo Vaz

A estação abrangerá um terminal de ônibus para as linhas municipais (Circulares), intermunicipal e de São Paulo (SPTrans), também contará com quatro acessos, um próximo a praça Nicola Vivilechio, ao lado do Santuário Santa Terezinha ao norte da rodovia, e a partir das plataformas do terminal de ônibus e do terminal de transferência do corredor de ônibus da SPTrans, na estrada do Campo Limpo e avenida Professor Francisco Morato.

“Para nós, para nossa vida esse é um momento histórico. O metrô é uma solução, talvez a maior solução, para nosso problema de mobilidade urbana. É uma conquista muito grande”, declarou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

O novo trajeto, que sairá da estação Vila Sônia, terá 2,7 km de extensão, com duas novas estações, Chácara do Joquey e Largo do Taboão. A previsão é que 92 mil pessoas utilizarão o metrô por dia, com horário/pico de 10 mil pessoas na estação Largo do Taboão.

Estão em andamento os projetos básicos de arquitetura, obras civis (sondagem e investigações geotécnicas com 70% já realizados), da via permanente (trilhos), sistemas de inteligência do trem e de eletrificação. “Tudo isso á está em andamento, com possibilidade de encerramento agora no fim do ano”, comentou Jurandir.

As próximas etapas incluem desapropriações, projetos executivos, que inclui processo de licitação, além de implantação do sistema. As desapropriações devem iniciar até o final deste ano, mas as áreas, segundo, o prefeito, ainda não foram definidas. “Acredito que na próxima semana teremos uma reunião com o pessoal do metrô para definirmos as desapropriações”, declarou o prefeito.

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