Carreta “Mulheres de Peito” atende 50 mulheres por dia
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
A carreta da saúde, com o programa “Mulheres de Peito” está em Taboão da Serra, na praça Nicola Vivelecchio, desde o dia 4 de Abril, mas muitas mulheres ainda têm duvidas em relação ao atendimento. A carreta equipada com mamógrafo e aparelhos de ultrassom tem capacidade para realizar 50 exames de mamografias por dia, e o principal objetivo é diminuir a fila de espera.
Mas muitas mulheres vão à carreta e voltam sem realizar o procedimento por conta do horário de atendimento. De acordo a Secretaria Estadual de Saúde, as senhas são distribuídas antes da abertura da carreta às 8h. “Cheguei às 9h e já não tinha mais senha, pensei que a carreta atendesse durante todo o dia, e não que eu teria que chegar às 6h da manhâ”, reclamou a moradora do Parque Assunção, Thanaa Hanna.
Ainda de acordo com a Secretaria, são 40 senhas distribuídas antes da abertura da carreta às 8h, e outras 10 vem da fila de espera dos postos de saúde da cidade, totalizando 50 atendimentos diários. São 20 consultas no período da manhã e 20 no período da tarde. “Cheguei aqui às 7h30 da manhã, peguei a senha de número 14, e fui atendida agora às 12h10, o atendimento valeu a pena, é ótimo”, declarou a aposentada Marlene Carvalho.
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 9h da manhã até as 20h, no sábado 20 consultas são feitas no período das das 9h da manhã às 13h. A carreta permanecerá na cidade até o dia 7 de maio.
Serviço
Programa Mulheres de Peito
Local: Praça Nicola Vivilechio, em frente ao Cemur
De 03 de abril a 07 de maio
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 13h