Taboão está em estado de alerta contra a dengue
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
.
Regiões da Grande São Paulo estão em estado de alerta contra a dengue. A cidade de Taboão da Serra já registrou este ano, nos três primeiros meses, 78 casos suspeitos, com 16 confirmados, 13 casos autóctones (contraídos em outras regiões), seis descartados e 56 em análise. Em 2013 foram 80 casos confirmados durante todo o ano.
A Secretaria de Saúde da cidade iniciou um trabalho de prevenção nos bairros com maiores índices de casos. A princípio serão quatro bairros, sendo o Parque Laguna, Jardim Clementino, Parque Pinheiros e Jardim Monte Alegre.
A Gazeta de São Paulo acompanhou na manhã desta quarta-feira, o primeiro mutirão contra o mosquito, nas ruas Ermiliano José de Mora, Dónario Morais de Freitas e Virginia Plascidina Conceição, no bairro do Parque Pinheiros. Funcionários da Zoonoses fizeram a nebulização de residências e áreas com matos ao redor com objetivo de matar os criadouros e tentar reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Os moradores do bairro de Parque Pinheiros, afirmam que se sentem mais seguros com o trabalho da prefeitura. A dona de casa de 36 anos, Alexandra Alves presenciou o caso na família. “Minha cunhada e meus dois primos foram contaminados pelo mosquito, demorou muito para descobrir, no começo todos pensavam que era apenas uma virose”, disse.
A comerciante, Leilane Oliveira, de 25 anos que mora na rua Ermiliano José de Mora, os casos de dengue na região se tornaram comuns. “Nesta rua, fiquei sabendo de dois casos. Dengue é muito perigoso, temos que ficar atentos sempre”, afirmou.
A Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra disponibilizou o telefone (4788- 5623) para que a população esclareça suas dúvidas ou façam denúncias de locais propícios para a infestação do mosquito e de casos suspeitos da doença. A campanha continuará nos bairros do Jardim Clementino, Parque Laguna e Jardim Monte alegre, mas ainda não foram divulgadas as datas que a ação irá ocorrer.
Embu das Artes
A cidade de Embu das Artes registrou nesses três primeiros meses do ano, 3 casos confirmados de 36 suspeitos, enquanto durante todo o ano passado a cidade contabilizou 269 casos suspeitos e 100 confirmados. A região com o maior índice de casos é a de Osasco, o número de casos saltou de 80 em 2013, para 312 este ano. A cidade de Osasco é vizinha da zona oeste da capital paulista, região onde se registrou o maior número de casos de dengue. Nos bairros Rio Pequeno, no Jaguaré e na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, mais de 400 quatrocentas pessoas ficaram doentes.