Região tem 20 casos confirmados de dengue
Matheus Herbert, da Gazeta SP
Este ano os casos de Dengue têm crescido em todo o Estado. As cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes, também viram seus números crescerem, Taboão registrou este ano 16 casos confirmados sendo 13 da própria região e três importados, em Embu das Artes, três casos foram confirmados, de 38 suspeitos. Nas duas regiões não foi registrada nenhuma morte.
Embora ocorra esse aumento nos dados, o caso não pode ser classificado como situação de surto até o momento, pois os números estão muito abaixo do esperado para o período. Segundo o Ministério da Saúde, para a caracterização de surto nos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes, seriam necessários 250 casos confirmados.
Em Itapecerica da Serra, apenas um caso foi confirmado, segundo informações da prefeitura. Os números de atendimento e de suspeitos, não foram divulgados. As prefeituras das cidades têm investido nas campanhas de conscientização, com foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti , mas é preciso a ajuda da população.
A dengue é uma doença silenciosa em que as larvas dos mosquitos aguardam ocasião propícia para iniciarem suas atividades. A Prefeitura de Taboão tem feito ações de orientação, aplicação de larvicidas, busca de casos e monitoramento de doentes. Cerca de 80% dos criadouros de mosquito está no quintal das casas, escondido em pneus, garrafas, entulho, vasos de plantas, diversos recipientes e outros.
Em Embu das Artes, equipes da Zoonoses realizam o programa “Dengue, se tá limpo não tem mosquito”, visitas domiciliares são feitas e campanhas de conscientização nas escolas municipais.
Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.