EM ALTA
Home

Taboão recebe carreta da mamografia e espera zerar déficit

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/04/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Matheus Herbert e Nely Rossany

A mamografia é o único exame capaz de diagnosticar de forma precisa o câncer de mama e por isso é uma arma tão importante na prevenção da doença. Mas, infelizmente a maioria das mulheres não têm acesso ao exame. Nesta quinta-feira, dia 3, Taboão da Serra recebeu a carreta do programa ‘Mulheres de peito’, do governo do Estado que oferece o exame de forma rápida, gratuita e sem a necessidade do pedido médico. Na cidade, a fila de espera pelo exame chega a 300 mulheres que já têm o pedido médico, mas que ainda não conseguiram agendar o serviço.

“Eu esperava há mais de um ano para fazer a mamografia. Assim que fiquei sabendo que a carreta estaria aqui quis ser a primeira a fazer o exame, porque é a melhor maneira de se prevenir”, disse a dona de casa, Danila Moreira, 69 anos. A carreta vai ficar na cidade por 30 dias e tem capacidade para realizar até 50 exames diários, o que deve resultar em uma média de 1.500 atendimentos.

Autoridades municipais ao lado da deputada Analice Fernandes e do secretário David Uip | Cynthia Gonçalves / Divulgação

O câncer de mama é a doença que mais mata em todo mundo. Em 2013, 500 mil mulheres morreram vítimas da doença no mundo. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce é hoje a melhor maneira de tratar a doença. “O que a carreta proporciona vai além da estrutura, foca no diagnóstico que é primordial no tratamento da doença”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Davi Uip, durante abertura oficial da carreta.

noticias relacionadas

A carreta possui além de mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.Se for constatada alguma alteração no laudo, a paciente é submetida a ultrassonografia e biopsia no própria carreta.

Serviço

Programa Mulheres de Peito
Local: Praça Nicola Vivilechio, em frente ao Cemur
De 03 de abril a 03 de maio
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 13h.

 

Notícias relacionadas