Unidade semi-intensiva começa a ser reformada no PS Antena
O Pronto Socorro da Antena, em Taboão da Serra, em reforma desde setembro de 2013, terá 14 leitos de UTI. A sala onde será instala a unidade de terapia intensiva está pronta, inclusive já recebeu as réguas inalatórias. O próximo passo será equipá-la. A previsão de entrega das obras do pronto socorro, totalmente concluídas, é em setembro deste ano.
Mas, de acordo com a secretaria de Obras, embora a sala já esteja pronta para receber os equipamentos, isso vai demorar um pouco, porque inicialmente, o espaço irá abrigar a unidade de semi-intensiva, a atual sala começará a ser reformada.
“A unidade de semi-intensiva será transferida, com mobiliários e equipamentos para esse novo espaço até que a obra da antiga sala seja concluída. Só então a UTI será equipada e começará a funcionar”, informou a secretaria de saúde. A SPDM será a responsável por montar a sala.
No início das obras ano passado, o prefeito Fernando Fernandes havia confirmado sete leitos de UTI para o PS Antena, porém, no início deste ano, ampliou o projeto e anunciou que a cidade terá 14. Atualmente, a cidade conta apenas com 10 leitos do Hospital Geral do Pirajussara (HGP).
“Esses leitos serão para nós [moradores de Taboão da Serra], porque o custo é muito grande, uma loucura, mas nós vamos encarar”. Uma das principais dificuldades do sistema de saúde municipal é o grande número de pacientes de outras cidades, que procuram as unidades de Taboão da Serra.
O valor que será investido para aumentar o número de leitos de alta complexidade não foi revelado. No ano passado a prefeitura investiu 31,8% do orçamento em saúde, a Constituição prevê um investimento mínimo obrigatório de 15%.