EM ALTA
Home

Escolas da região participam do Projeto Escola promovido pela Arteris

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/03/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Autopista Régis Bittencourt realizou nos dias 18 e 19, a primeira capacitação dos educadores que vão integrar o Projeto Escola, uma ação que marca o início do programa de educação para o trânsito a ser desenvolvido com 36 escolas municipais da região da BR-116 São Paulo/Paraná. Na região Sudoeste participam do projeto, escolas de Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

O projeto faz parte do catálogo da ONU de Boas Práticas Corporativas de Respeito e Apoio aos Direitos da Infância – o Pacto Global. O encontro aconteceu, no Estoril Palace Hotel – Km 442 da BR-116/SP. Todas as atividades foram ministradas pela coordenadora corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi, que reuniu um grupo de 70 educadores.

Projeto da Arteris leva educação de trânsito para escolas da região | Divulgação

As atividades contaram com a presença de dois representantes de cada escola participante e um representante do Departamento ou Secretaria de Educação dos 12 municípios atendidos pelos projetos Educacionais Arteris.

Das 36 escolas municipais atendidas por este projeto, 31 dessas instituições já trabalham, desde 2009 com o Programa Viva Meio Ambiente, visando a conscientização ambiental. A atuação da Concessionária abrange os municípios de São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Juquiá, Barra do Turvo, Cajati, Jacupiranga, Miracatu, Registro, Pariquera-açu, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
Durante o treinamento, os educadores puderam vivenciar situações enfrentadas no trânsito, a fim de desenvolverem soluções responsáveis para enfrentá-las.

“Na capacitação e durante o ano letivo, nas atividades escolares, os educadores terão o suporte de diferentes recursos pedagógicos, como revistas em quadrinhos e material audiovisual”, comenta Maria José. Neste encontro, os professores receberam o material necessário para desenvolver as atividades juntos aos alunos durante o ano.

Para o diretor superintendente da Autopista Régis Bittencourt, Eneo Palazzi, esta atuação junto às comunidades é fundamental: “É com muita satisfação que anunciamos a vinda do Projeto Escola Arteris para a Régis Bittencourt. O fator principal que deve ser ressaltado é de que esses programas possibilitam a criação de multiplicadores no entendimento das questões referentes à segurança dos usuários da Rodovia e também à preservação do Meio Ambiente. Essas ações permitem que a concessionária cumpra o seu papel social propriamente dito, disseminando informações importantes para as comunidades diretamente ligadas à concessão”.

Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola Arteris atua visando a humanização do trânsito por meio da educação e do convívio social. Realizado junto a alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), desenvolve a noção de responsabilidade com a vida, buscando um trânsito mais cidadão e seguro.

Os educandos, sensibilizados pelas ações realizadas ao longo do ano letivo, retransmitem o aprendizado aos pais, familiares e às comunidades em que vivem. O Projeto já atingiu mais de 300 escolas públicas municipais e estaduais, 54 municípios paulistas, nove mil educadores capacitados e 175 mil estudantes.

Com informações da assessoria de imprensa

Notícias relacionadas