Senai deve iniciar obras da unidade de Embu apenas em 2015
O Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, uma das maiores escolas de ensino técnico do país, irá se instalar em Embu das Artes. As negociações começaram em 2009 e esta semana os vereadores da Câmara de Embu das Artes aprovaram o projeto que autoriza a prefeitura a doar um terreno para a construção de uma unidade do Senai no município.
A expectativa é que as obras de construção da unidade do Senai em Embu das Artes comece apenas em 2015. A autorização de doação do terreno no Jardim São Francisco, localizada dentro do Parque da Várzea do Rio Embu Mirim foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de vereadores na quarta-feira passada.
A construção será custeada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e trará ensino técnico para qualificar a mão de obra da região. Uma equipe do Senai, junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fez uma vistoria no terreno com área de 72.479,68 m², que foi aprovado. Nos próximos dois anos, o Senai deve apresentar o projeto e implementar efetivamente a escola na cidade.
O Senai é uma das mais importantes instituições de Educação Profissional do país, atuando na geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial, apoiando os setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
Senai seria instalado em Taboão da Serra
Em 2009, a Prefeitura de Taboão da Serra tinha confirmado a instalação da unidade do Senai na cidade, mas o terreno disponibilizado pela prefeitura, no Jardim Monte Alegre foi recusado por não se adequar aos padrões do projeto do Senai.