Prefeitura reinaugura projeto Lado a Lado em Taboão da Serra
Na manhã deste domingo, dia 9, foi reinaugurado o Projeto Lado a Lado que oferece cursos de formação e requalificação profissional para moradores de Taboão da Serra. O projeto foi criado em 2000, no primeiro mandato do prefeito Fernando Fernandes e extinto pela administração passada. O prédio, localizado no Jd. Saporito, também irá funcionar como um núcleo de convivência e esporte.
Os cursos foram remodelados e atualizados e contam com a assessoria do Sebrae. A Escola de Beleza oferece curso de cabeleireiro, maquiagem, depilação, design de sobrancelhas, manicure, pedicure e designer de unha. A outra escola do prédio abriga cursos de moda, como corte e costura básico, semi-industrial, malharia, moleton, moda intima e praia. O lado a Lado também oferece cursos de inglês, espanhol e informática.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra, os cursos começam nesta segunda-feira, dia 10 e existem 770 alunos matriculados para os cursos que devem ter duração de três meses cada. A lista de espera já chega a 200 pessoas. A matricula pode ser feita diretamente na unidade. A reforma do prédio custou R$ 628 mil.
A prefeitura pretende ampliar o número de unidades do projeto Lado a Lado. O prefeito Fernando Fernandes disse que estuda implantar o Lado a Lado em mais dois bairros. “Temos que retomar onde ele já existia, na Vila Sônia e no Jd. Scândia. Temos que recuperar essas duas unidades e a partir daí tendo recursos, procurar outros lugares. O Jd. Leme é um local que eu tenho vontade de colocar uma unidade”, disse.
Fernandes também falou da requalificação dos profissionais que moram na cidade. “Procuramos no mercado aquilo que realmente necessita e abrimos os cursos pensando na demanda. O curso de informática é importante para todas as áreas, hoje até quem procura uma vaga de porteiro precisa saber informática”.
A deputada Analice Fernandes disse que o projeto Lado a Lado quando foi criado atendeu mais de 22 mil pessoas e destacou a qualidade da reforma feita pela prefeitura. “O espaço público tem que ser um espaço bonito, sim. A população que paga seus impostos precisa estar em um lugar bem acomodado, humanizado, bonito e adequado”.
Analice disse que a educação transforma a vida das pessoas e o projeto reinaugurado irá oferecer cursos para as pessoas que necessitam de formação rápida. “Foi através do Lado a Lado que milhares de pessoas, principalmente as mulheres, tiveram uma oportunidade e tiveram suas vidas transformadas. Temos diversos exemplos de pessoas que hoje sustentam suas famílias após terem se formado aqui no Lado a Lado”.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, elogiou a iniciativa de reativar o projeto. “Sabemos do sucesso que o Lado a Lado tinha nos dois primeiros mandatos do Fernando, isso vai se repetir novamente porque foi feito com muito capricho e os cursos são muito bons e vão atender uma demanda que existe no mercado de trabalho”.
O empresário Celso Martins, da Martbel, empresa de Taboão da Serra que fornece diversos tipos de produtos de beleza e equipamentos para salões de beleza, doou diversos kits que foram sorteados para os moradores. “Esse equipamento que está sendo inaugurado vai mudar a vida das pessoas, dando uma oportunidade para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho”, disse.
Participaram da reinauguração do Projeto Lado a Lado cerca de 500 moradores, os vereadores Eduardo Nóbrega, Joice Silva, Carlinhos do Leme, André Egydio e Eduardo Lopes. Os secretários Fábio Fernandes (Esporte), Arlete Silva (Assistência Social), Olívio Nóbrega (Planejamento), Gerson Brito (Segurança), Rinaldo Tacola (Transporte e Mobilidade Urbana), Takashi Sugino (Administração), Daniel Chaves (Comunicação), Adelço Buhrer (Finanças), Joel de Santis (Jurídico), Gilmar Leone (Gestão de Pessoal), Raquel Zaicaner (Saúde) e Rogério Balzano (Obras).
Emoção
Durante a cerimônia Analice e Fernando Fernandes se emocionaram diversas vezes e o prefeito chegou a chorar. “O Lado a Lado é um projeto que nasceu no outro governo meu e foi muito vivido pela minha família, a ideia foi da Analice e era inédito, não para Taboão, mas para São Paulo. Quando deixamos a prefeitura e eles acabaram com o Lado a Lado, foi como perder um filho, foi muito forte. Eu me emocionei, a Analice se emocinou. Essa emoção vem da história do Lado a Lado”.
Serviço
Lado a Lado – Unidade Saporito
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242 – Jd, Saporito (próximo ao CSU)
4139-1560