EM ALTA
Home

Calor faz venda de ventiladores subir 500% na região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/02/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany e Matheus Herbert

O calor recorde que tem feito nos últimos dias aumentou a procura por ventiladores e ar condicionado nas lojas. Na região, muitos comércios em Taboão da Serra e Embu das Artes já não dão conta das vendas e o ventilador em muitos casos virou artigo de luxo.  Na manhã desta quinta-feira, a Gazeta de S. Paulo percorreu estabelecimentos em busca do produto, mas o item estava esgotado em muitas lojas. De acordo com os comerciantes, as vendas chegaram a aumentar até 500%.

Eliane Ribeiro, de 26 anos, procura um ventilador desde domingo, para conseguir dormir, pegou um ventilador emprestado do vizinho. “Ninguém consegue dormir e eu tenho uma recém nascida em casa, está complicado”.

Consumidores da região procurar alternativas para o calor | Thiago Neme / Gazeta SP

Segundo o gerente da loja Ponto Frio da avenida Kizaemon Takeuti, a categoria de produtos para climatização (que abrange ventiladores e aparelhos de ar-condicionado) apresenta recorde de venda em relação aos cinco anos que está a frente da loja. “Tivemos um aumento de 500% nas vendas, a demanda é muito grande”, disse Emerson Pereira.

Nem varejistas nem fabricantes esperavam o calor recorde que atinge algumas cidades brasileiras neste verão e com a falta de produtos nas prateleiras, o consumidor sai da loja, literalmente, com "as mãos abanando". “Ontem chegaram 50 unidades e em questão de minutos todos foram vendidos. Teve até briga para garantir um refresco”, conta o gerente das Casas Bahia do Centro de Taboão da Serra, Jovane.

Em frente a loja do Ponto Frio, no Pirajuçara a reportagem flagrou o momento em que uma carga com 80 ventiladores chegavam à loja. A dona de casa Maria Aparecida, de 53 anos, procurava um ventilador na região há dois meses e quando soube que um carregamento iria chegar foi logo garantir o seu.  “Estou levando três ventiladores para refrescar a família toda”, disse bem – humorada a dona de casa.  Em poucos minutos dez unidades já tinham sido vendidas.

O crescimento nas vendas surpreendeu alguns lojistas. A procura se intensificou na primeira quinzena de dezembro, mas em algumas lojas já vinham ocorrendo negociações desde outubro. Pela internet, em uma busca pelos sites das principais redes varejistas, também é difícil encontrar produtos disponíveis, a entrega do ventilador pode demorar até 20 dias.

Chuvas

Com o período sem chuvas, o calor aumenta e consequentemente a procura por ventiladores também. Essa onda de calor deve continuar nos próximos dias, mas a previsão é de pancadas de chuva no final de semana o que pode refrescar um pouco.

Notícias relacionadas