EM ALTA
Home

Fernandes sanciona lei que auxilia dependentes químicos a ter tratamento

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/02/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Um grande passo para o tratamento de usuários de drogas do município de Taboão da Serra foi dado no último mês. O prefeito Fernando Fernandes sancionou, em 19 de dezembro, a Lei 2.189, de autoria do vereador Pastor Eduardo Lopes, que autoriza a Prefeitura a firmar parceira com clínicas especializadas e com entidades governamentais, ou não, para o tratamento de moradores que sejam dependentes químicos.

Com a Lei, clínicas e organização, não apenas de Taboão da Serra, como também de outros municípios, serão credenciadas e receberão auxílio da Prefeitura para realizar o trabalho de desintoxicação dos dependentes. O tratamento será concedido a moradores cadastrados e atendidos pelos sistemas municipais de Saúde e de Assistência Social.

Projeto de Lei do vereador Pastor Eduardo Lopes foi sancionado pelo prefeito Fernando Fernandes | Divulgação

Segundo o prefeito Fernando Fernandes, a dependência química é uma questão de Saúde Pública, pois é uma doença grave que exige tratamento e que pode haver recaídas. Para que essas recaídas não ocorram, uma rede será criada para auxiliar estas pessoas. “Após sair da clínica, os usuários terão acompanhamento médico, psicológico e social. Eles farão cursos de qualificação profissional, serão auxiliados na reinserção no mercado de trabalho e terão preferência no Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP)”, declarou.

Para o vereador Eduardo Lopes, esta conquista beneficiará inúmeras entidades e famílias, em especial as mais carentes. “Boa parte dos tratamentos de dependentes são custeados por entidades, como igrejas, ou pela família, o que não é o caso da grande maioria, já que os pais, em geral são assalariados e pagam aluguel”, disse. “Através deste projeto teremos ferramentas e mecanismos para auxiliar usuários de drogas e suas famílias, fazer programas de recolhimento e assim encaminhar, a toque de caixa, estas pessoas para clínicas que estarão credenciadas” – afirmou.

O vereador Eduardo Lopes comemorou a sanção da Lei porque o poder público não ficou omisso em relação à pandemia das drogas. “O prefeito Fernando Fernandes teve um olhar muito sensível, pois ele sabe que é possível tratar e curar esta patologia, ressocializar e fazer com que estes dependentes químicos, que amanhã serão ex-dependentes, se tornem grandes referências dentro do município”, falou.

 

Notícias relacionadas