Seccional garante instalação do segundo DP em Taboão
O Delegado seccional de Taboão da Serra, Élson Alexandre Sayão, afirmou que a cidade terá a instalação do segundo distrito policial ainda neste ano. A dificuldade encontrada pelo Governo do Estado é achar um imóvel adequado, com a documentação em dia. “Estamos procurando um local, já temos um em vista e será na região do Pirajuçara, em uma área de fácil acesso”, garantiu em entrevista ao Portal O Taboanense.
Taboão da Serra tem cerca de 260 mil habitantes, mas sofre com apenas uma delegacia para atender toda a população. Outras cidades do mesmo porte, como São Carlos, por exemplo, possuem três ou quatro DPs. No dia 2 de janeiro de 2002, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto criando o segundo distrito, que nunca saiu do papel.
A Secretaria de Segurança Pública, por diversas vezes, chegou a anunciar que a implantação seria “questão de tempo”, mas até hoje o segundo distrito nunca foi implantado. A única delegacia da cidade registra quase 11 mil boletins de ocorrência por ano. Faltam investigadores, escrivães e delegados.
O delegado Sayão disse que muitos imóveis não estão regularizados, o que dificulta a implantação da DP. “O Segundo distrito está efetivamente criado, criado por lei, mas não está instalado. Estamos procurando um local há algum tempo que se adeque e se adapte as nossas necessidades, mas dificuldades residem no fato de que os proprietários de imóveis não têm a documentação legal e o Estado é extremamente rigoroso para fazer o aluguel do imóvel”.
Apesar das dificuldades, o delegado está otimista e acredita que em pouco tempo seja assinado o contrato de aluguel para a efetivação da nova delegacia. “Localizamos um imóvel, estamos tentando acertar junto ao proprietário. A documentação está em ordem e tudo está caminhando para um acerto e esperamos que ainda neste ano inauguremos esse segundo DP, o que resta agora são óbices técnicos”.