Prefeito Fernando Fernandes diz que PS da Antena terá 14 leitos de UTI
O prefeito Fernando Fernandes afirmou nesta segunda-feira, dia 3, durante coletiva com veículos de imprensa de Taboão da Serra, que o Pronto Socorro da Antena terá 14 novos leitos de UTI. A previsão é que as obras sejam entregues dentro de 60 dias. Atualmente, a cidade conta apenas com 10 leitos do Hospital Geral do Pirajuçara.
Em setembro do ano passado, Fernandes anunciou a reforma da unidade e havia confirmado sete leitos de UTI. “Esses leitos serão uma conquista muito grande, é um investimento pesado em equipamentos e profissionais, mas esse é um déficit que temos”, disse na época. O prefeito não revelou o valor que será investido para aumentar o número de leitos de alta complexidade.
Para a secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicanner, a proposta do prefeito Fernando Fernandes em criar os leitos de UTI é uma grande e bem-vinda ousadia. “Esses são leitos importantes, é uma das maiores necessidade hoje da saúde. Manter a UTI é caro, mas necessário. Teremos condições de internar pacientes que aguardam casos cirúrgicos”, afirmou.
Segundo Fernandes, os 14 leitos de UTI serão destinados apenas para moradores da cidade. “Esses leitos serão para nós [moradores de Taboão da Serra], porque o custo é muito grande, uma loucura, mas nós vamos encarar”. Uma das principais dificuldades do sistema de saúde municipal é o grande número de pacientes de outras cidades, que procuram as unidades de Taboão da Serra.
No ano passado a prefeitura investiu 31,8% do orçamento em saúde, a Constituição prevê um investimento mínimo obrigatório de 15%.