EM ALTA
Home Itapecerica da Serra

Novembro Azul: Itapecerica da Serra promove ações voltadas à saúde do homem neste sábado

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/11/2021 20:00
Santa Câmera
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No mês mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promove o Dia D da Campanha Novembro Azul. No dia 20 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estarão com as portas abertas, das 8 às 14 horas, para realizar ações voltadas à saúde do homem.



Estão previstas orientações sobre prevenção e autocuidado com a saúde bucal, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, encaminhamento para urologista (se necessário e para homens acima de 50 anos). Será uma oportunidade também para atualizar a caderneta de vacinação do adulto, inclusive com a primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a covid.

A campanha Novembro Azul busca alertar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, não só no mês de novembro, mas durante todo o ano.

O movimento surgiu na Austrália, em 17 de novembro de 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente a partir dos 50 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, são feitos, no Brasil, cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Tipo de câncer mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Vacinação contra a Covid-19

A Autarquia de Saúde também inicia neste sábado, 20 de novembro, a terceira dose da vacina para adultos acima de 18 anos, que tenham recebido a 2ª Dose ou a dose única há pelo menos 5 meses.





TAGS

Notícias relacionadas