EM ALTA
Home

Ministro anuncia medicamentos para transplantados

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/12/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quinta-feira,12, em Embu das Artes da cerimônia de entrega do primeiro lote do medicamento imunossupressor Tacrolimo, usado para evitar a rejeição a órgãos e garantir o sucesso do transplante, produzido com tecnologia 100% nacional. O medicamento é fabricado pela Libbs Farmacêutica, com sede na cidade.

“O Tracolimo é um medicamento decisivo para os transplantados no SUS hoje, a produção aqui da Libbs vai ocupar todo o mercado público do SUS a partir de 2014, 100% que vamos distribuir será totalmente produzido aqui nacionalmente. Então um salto muito importante para a nossa indústria que vai gerar inovação tecnológica e empregos de qualidade aqui em Embu das Artes”, disse à imprensa o ministro Alexandre Padilha.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito e o Ministro de Saúde, Alexandre Padilha

“Para nós de Embu das Artes e região é um dia histórico porque temos aqui o nosso ministro Alexandre Padilha e o anúncio da liberação de recurso de R$ 250 milhões para a Libbs, trabalhando para que o medicamento chegue à população que mais necessita com um custo cada vez menor”, enfatizou o prefeito Chico Brito (PT).

A produção do medicamento é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia para o laboratório Farmanguinhos/Fiocruz. A previsão é que em 2015, o Farmanguinhos passe a produzir o medicamento o que vai diminuir o custo na quisição do Tacrolimo.

Além da entrega do primeiro lote do remédio,o evento marcou o início da nova fábrica da Libbs Farmacêutica, no complexo industrial do município. A fábrica será uma das primeiras plantas industriais brasileiras para a produção de medicamentos biológicos, estratégicos para o SUS.

Autoridades como os deputados federais Newton Lima e Francisco Chagas e o deputado estadual, Geraldo Cruz, todos do Partido dos Trabalhadores (PT), participaram do evento.

Mais Médicos

Durante sua visita, o ministro reinterou que a região receberá mais 26 médicos. Embu das Artes vai receber nesta sexta-feira 11 novos profissionais, além das seis cubanas que já atuam na cidade. Embu-Guaçu receberá cinco médicos e Itapecerica que já contava com quatro, terá mais 10, totalizando 26 novos médicos para a região.

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes informou que a distribuição dos profissionais será prioritária nos locais que possuem a estratégia de Saúde da Família.

 

Notícias relacionadas