Use a autoestima ao seu favor
Quando alguém vai apresentar uma ideia, normalmente se pergunta: Será que vão gostar de mim? Será que vou esquecer tudo? Será que estou passando segurança? Quando a questão principal deveria ser: será que essas perguntas estão refletindo um verdadeiro interesse pelo meu público?
De acordo com a La Gracia, as apresentações corporativas, palestras e consultorias são constantes na vida profissional, e o mercado de trabalho cobra conhecimento, boa postura e confiança ao se expor. Entretanto, mesmo que o ato de apresentar seja frequente desde a infância, as pessoas não tiveram conhecimento de como fazê-lo e não se sentem preparadas para ser visto e avaliado.
Para a La Gracia, uma boa exposição é formada por três partes fundamentais: conteúdo, visual e postura ao falar em público. “Já nos primeiros cinco minutos, o expectador sabe se quer ou não continuar acompanhando uma apresentação. Isso porque, a postura do executivo pode não transmitir confiança”, alerta Joyce Baena, sócia diretora da La Gracia.
A Oficina de Apresentação da La Gracia surgiu exatamente com o intuito de preparar o profissional para a exposição, trabalhando a performance, melhorando o design dos slides e dando orientações sobre a estruturação do conteúdo.
"A apresentação está ligada às artes e a maioria pensa que está ligada a uma metodologia, uma fórmula pronta. Para se comunicar bem, o apresentador tem que mostrar sempre segurança no que apresenta, expor o seu carisma, ser objetivo e claro ao falar. Como especialista deste segmento, nosso curso dá base para que os participantes elaborem estratégicas e criativas apresentações, estimulando-o a confiar em si mesmo”, declara Joyce.
Quem se comunica bem sempre está em destaque e cresce junto com a empresa. Em uma apresentação de resultados, por exemplo, não é só explanar os números, mas motivar o colaborador a se empenhar mais dentro da companhia. A forma como se coloca uma ideia, um pensamento, faz toda a diferença para o receptor. “Tem que estar seguro e acreditar no que está dizendo”, finaliza Joyce.
Sobre La Gracia
Desde 2009, a La Gracia ajuda profissionais a desenvolver habilidades de comunicação, tais como: organizar ideias pensando no público, desenvolver um senso estético e visual mais crítico, produzir slides mais bonitos e funcionais e aprimorar o jeito de se expressar. Seus sócios têm mais de 12 anos de experiência atendendo grandes empresas, dos mais diversos setores, tais como: Votorantim, Bradesco, Tigre, Coca-Cola, Nivea, SAP, Electrolux e tem proporcionado resultados consistentes.