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Onishi defende que os professores sejam preparados para lidar com autistas

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Redação

09/12/2013 00:00
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O vereador Ronaldo Onishi defende que professores sejam capacitados para atuarem com estudantes autistas no município de Taboão da Serra. De acordo com o parlamentar, essa população merece atenção especial por parte do poder público, uma política de inclusão.

“Hoje há estudos que mostram que até 1% das pessoas sofre com algum grau de autismo. Pedi que haja uma capacitação melhor dos nossos professores para que eles saibam lidar de maneira mais adequada com esses alunos. Hoje existe o professor que está na sala de aula, mas nem sempre passou por um curso para lidar com essa situação”, esclarece Onishi.

Foto: Eduardo Toledo

Ronaldo Onishi quer a ampliação do atendimento para autistas em Taboão da Serra

Segundo o parlamentar, “fora da sala de aula existem profissionais capacitados que recebem esses alunos, mas é depois do horário [de aula]”. Nas escolas muitos professores não sabem como proceder diante da situação. “O professor, muitas vezes, não sabe como agir e às vezes não tem como dar uma aula que atenda o aluno com essa necessidade. Então, o que eu propus, que haja uma qualificação dos professores para que eles saibam melhor como lidar [com o autista]”.

Ainda segundo Ronaldo Onishi, o mais importante é qualificar o profissional, esse é o início da inclusão. “O importante é capacitar os nossos professores, é uma política de inclusão, o professor tem que ter condições de dar o mínimo. Ele [o aluno autista] é um cidadão e merece respeito. O ideal seria que tivéssemos dois professores na sala de aula para ajudar esses alunos, sabemos das dificuldades financeiras para o município, mas esse é um objetivo que devemos perseguir”, declara.

Em Taboão da Serra, o Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR) Amor Perfeito, é referência no atendimento de alunos com autismo. A escola foi fundada na década de90, pelo então prefeito Vicente Buscarini, de acordo com Onishi, “a escola Amor Perfeito atende 47 alunos com um grau de autismo mais grave”.

Onishi também solicitou junto à secretária de Educação levantamento de quantos autistas existem no município e onde estão. Para ele esse é um dos pontos principais para criar políticas públicas para essa população.

“Hoje não temos esse levantamento, não sabemos a quantidade de alunos com autismo. Eu pedi para que o secretário [de Educação, João Medeiros] que faça esse levantamento para que saibamos quem são, onde estão e quantos são nessas condições. Hoje, eu acredito que a secretaria não detém esses dados. Esses números são importantes para que possamos discutir esse assunto de forma mais séria. Uma política pública que consiga incluir todos, essa é a minha vontade”, declarou o vereador.

 

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