EM ALTA
Home

Bancada feminina quer ações voltadas para mulheres em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/12/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Câmara Municipal de Taboão da Serra nunca foi tão feminina. Das 13 cadeiras do legislativo taboanense, três são ocupadas por mulheres: Joice Silva, Luzia Aprígio e Érica Franquini. E a bancada feminina pretende discutir e deliberar sobre políticas públicas voltadas para mulheres.

As três vereadores fizeram uma reunião na última semana e acertaram detalhes para a realização de uma audiência pública, além de palestras e debates. “Não queremos que as mulheres sejam lembradas apenas no Dia Internacional das mulheres, nossa intenção é criar ações na cidade para atingirmos nossos objetivos, que é criar uma política municipal voltada para as mulheres”, argumenta a vereadora Joice Silva.

Foto: Divulgação

As vereadoras Érica Franquini, Luzia Aprígio e Joice Silva: questão das mulheres em debate

Entre as principais demandas está a valorização do Centro de Referência a Mulher, a criação de uma casa transitória para mulheres vítimas de violência doméstica, a ampliação dos exames pré-natal e a aplicação de leis como a Maria da Penha. “Queremos debater com as mulheres de Taboão da Serra quais são as principais necessidades e demandas delas”, diz Érica Franquini.

Já a vereadora Luzia Aprígio defende que as mulheres tenham uma requalificação profissional com cursos específicos oferecidos pela secretária de Desenvolvimento Econômico. “Muitas mulheres ficaram fora do mercado de trabalho e querem voltar ou começar a trabalhar, esses cursos podem ser a porta de entrada para essas mulheres”, lembra.

A vereadora Joice Silva disse que pretende convidar a deputada Analice Fernandes para representar a Assembleia Legislativa nos debates e na apresentação de propostas que possam beneficiar Taboão da Serra. “A Analice é um expoente da nossa cidade, uma mulher que nos orgulha e que pode contribuir muito com o nosso projeto”, disse.

A data para a realização da primeira audiência pública sobre o Direito das Mulheres não tem data marcada, mas deve acontecer no início do ano. “Esse ano temos que votar o orçamento municipal, a pauta da Câmara está cheia, travada, não temos como abrir uma audiência agora, mas no ano que vem temos esse compromisso”, lembrou Joice Silva.

As três vereadoras citaram o grande número de mulheres ocupando cargos importantes na administração pública em Taboão da Serra, além de estarem se destacando no mercado de trabalho no setor privado. “Esse é um momento que privilegia as mulheres, temos que trazer para a Câmara Municipal essa discussão e pensarmos em um planejamento municipal para fomentar tudo isso”, lembrou Érica Franquini.

 

Notícias relacionadas