Geraldo Alckmin entrega canalização do Córrego Poá
Na última sexta-feira, dia 29, o governador Geraldo Alckmin visitou Taboão da Serra para a entrega do conjunto habitacional Residencial das Cigarreiras e também para, simbioticamente, entregar a canalização do trecho de 1,3 mil metros do córrego Poá que foi realizado pelo Governo do Estado.
O novo canal que sai do Jd. Comunitário, passa por baixo da rodovia Régis Bittencourt, pelo Jd. Iolanda e vai até o piscinão da Portuguesinha tem 8 metros de largura por 3 de profundidade e elevou a capacidade de vazão do córrego de 22 para 90 m3/s, evitando enchentes nas baixadas. Com a obra, 80 mil moradores da região foram beneficiados.
Foto: Divulgação | DAEE
Canalização foi concluída no início da segunda quinzena de novembro
Segundo Alckmin, a entrega da canalização melhora a vida dos moradores da cidade. "Isso é uma obra importante no combate à enchente. Taboão da Serra está na Bacia do Pirajuçara e sofria muito com este problema", disse Geraldo Alckmin.
O trecho que passou pela obra corre paralelo à rodovia Régis Bittencourt, entre a divisa de Taboão da Serra com Embu das Artes e o piscinão Portuguesinha. Este córrego é um dos principais afluentes do Pirajuçara e devido a pouca capacidade de vazão, era um foco permanente de inundações na época das chuvas.
A obra, que foi iniciada em agosto de 2012, foi realizada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) com investimento de R$ 13,7 milhões.
Obras continuam
A prefeitura de Taboão da Serra continua canalizando o restante do córrego Poá, as obras estão concentradas em dois pontos, próximo da escola Domingos Mignoni e no Intercap, onde parte do córrego terá seu curso modificado para evitar enchentes. “Em dias de chuva a água descia forte e não tinha vazão por causa desse ‘cotovelo’ que o rio forma, vamos modificar esse trecho para evitar esse ponto de alagamento”, disse Rogério Balzano, secretário de Obras.