Prefeito de Juquitiba diz que fica no cargo até o final do mandato
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou na última terça-feira, dia 26, os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Juquitiba, Francisco Junior (PPS), e o vice dele, Roberto Oliveira (PV), devem ser afastados acusados de abuso de poder econômico durante as eleições de 2012. Em entrevista ao jornal Agora é Sério o prefeito disse que fica. Já Bernardo, adversário dele nas eleições, garantiu que está preparado para assumir a prefeitura.
Bernardo, que poderá assumir a prefeitura como vice-prefeito, disse que a justiça foi feita, que ele e a ex-prefeita Cida Maschios (que poderá retornar ao cargo, caso a sentença seja mantida), estão prontos para assumir a prefeitura. Ele também declarou que essa vitória “teve sabor de mel”.
Foto: Eduardo Toledo
Francisco Junior foi cassado pelo TRE e irá recorrer da decisão
“A gente recebeu [a notícia] com humildade, sempre confiando na justiça e, ela está sendo feita”, disse. Para Bernardo uma reversão na sentença a favor dos adversários é difícil, uma vez, que, segundo ele “foi muito grave a prestação de contas deles”. A decisão foi emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP), em 2ª Instância.
Ao ser questionado se está preparado para assumir a prefeitura, Bernardo garantiu que sim. “Com certeza. Vamos aguardar, a gente não quer fazer terrorismo. A população hoje está clamando a volta da prefeita Cida e a minha volta. Eles sabem da humildade, o respeito que nós temos pela população de Juquitiba”, assegurou.
Por outro lado, o atual prefeito Francisco Júnior, afirmou que fica, sobre a acusação de “abuso de poder econômico”, falou que tudo não passa de um “erro contábil”.
“Claro que fico, [quero] tranquilizar o nosso povo de Juquitiba, ficamos sim. Vamos administrar a nossa cidade por esses anos que ainda faltam para terminar essa gestão. E outra coisa, esse processo é um erro contábil de dinheiro de campanha, não envolve um centavo do dinheiro público”, frisou.
Quanto à sentença, Francisco Júnior disse que fica chateado, mas não irá esmorecer. “A gente fica um pouco chateado com tudo isso, mas não esmoreci, cabeça erguida, bola pra frente. A cidade perde com isso, porque quem perde não é o prefeito é a cidade administrativamente. E nós vamos continuar o nosso trabalho, cabe recurso. A partir do momento que for publicado no diário oficial a gente já toma providência”, concluiu.
Francisco ainda observou que restam dois poderes para recorrer, portanto ainda há muitas possibilidades, segundo ele, de reverter a decisão. “As possibilidades são muitas, estamos esperando que isso aconteça, vai para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois tem o Supremo Federal”.
Em resposta ao seu adversário, Bernardo, o atual prefeito disse que “cada qual sente o gosto que quer sentir, tenho certeza que se houve uma vitória dessa forma, foi a nossa, vencendo a máquina, o dinheiro”, disparou.
Da decisão do TRE/SP cabe recurso, porém se Francisco Júnior e Roberto Oliveira, não reverterem a sentença, eles ficarão inelegíveis por oito anos.
Com informações do jornal Agora É Sério