EM ALTA
Home

Taboão inaugura decoração de Natal no sábado, dia 23

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Publicado no Blog do Toledo

Neste sábado, dia 23, a partir das 20h30, Taboão da Serra terá de volta um dos seus maiores símbolos. A fonte luminosa da praça Nicola Vivilechio será reinaugurada após uma ampla reforma com o apoio da empresa Cinpal. A decoração de Natal também será inaugurada e segundo o prefeito Fernando Fernandes será um marco para a cidade.

“Quisemos preparar uma grande surpresa para os moradores de Taboão da Serra, tenho certeza que vamos ter a uma das mais bonitas decorações de Natal de todo o Brasil. Me arrisco a dizer que moradores de outras cidades irão vir até aqui apenas para conhecer nossa decoração”, afirma Fernandes.

Foto: Eduardo Toledo

Praça Nicola Vivilechio que ganhou novos jardins será palco no espetáculo de Natal

A decoração de Natal está sendo preparada pela Citeluz, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade. O projeto foi inspirado em outra ação da empresa, em uma praça de Pequim, na China. “Vamos ter uma iluminação moderna de led que produz um belo espetáculo, além disso teremos quatro máquinas de neve artificial e um presépio onde as pessoas poderão circular”, afirma Alexandro Santana da SP Light, responsável pela decoração.

A expectativa em torno da decoração natalina tem razão. Além da iluminação nas árvores da praça Nicola Vivilechio e da rua do Tesouro, a Citeluz preparou um verdadeiro show de luzes, com uma iluminação que só existe fora do país. “Serão shows de 10 minutos a cada meia hora, onde a praça toda irá brilhar, é um espetáculo bem bonito e diferente”, garante Alexandro.

Fonte Luminosa

O prefeito Fernando Fernandes disse que além da decoração de Natal, a Fonte Luminosa, recém-reformada pela Cinpal, será reinaugurada. Em 2007, a fonte já havia sido reformada pela empresa. Na época, foi instalado um moderno sistema de propulsão de água, luz e som. Apesar das novidades que foram implementadas, o projeto original foi mantido.

Inaugurada em novembro de 1972 o chafariz marcou a conclusão da primeira etapa do sistema de água encanada de Taboão da Serra e funcionou até 2004, quando, por falta de manutenção, acabou sendo desativada.

Na primeira grande reforma, reforma algumas mudanças foram sendo feitas. A antiga casa das bombas, que ficava embaixo da praça, foi desativada, dando lugar para uma menor que irá controlar a "dança das águas" através de um sistema computadorizado. A propulsão dos jatos de água também ganhou mais vigor com 180 pontos de lançamento.

A fonte começou a ser construída no final de 1971, por ordem do então prefeito Ary Dáu. O projeto de autoria do arquiteto Francisco Beck foi inaugurada, junto com a praça 31 de março (hoje Nicola Vivilechio) nas comemorações do aniversário de Taboão da Serra em fevereiro de 1972.

 

Notícias relacionadas