UPA será entregue antes do Natal, garante Fernandes
O prefeito Fernando Fernandes disse nesta semana ao Portal O Taboanense que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Shopping Taboão será entregue a população antes do Natal. As obras estão adiantadas e a construtora realiza apenas o acabamento do prédio. Nesta semana foram instalados os ar condicionados.
Segundo Fernandes a prefeitura ainda não tem a data definida para a inauguração porque depende da entrega do prédio. “Visitei essa semana a unidade e está bem adiantada, a construtora está terminando de colocar o piso em algumas salas, agora é a fase final da obra”, afirmou.
Foto: Eduardo Toledo
Nova unidade irá funcionar como Pronto Socorro próximo ao Shopping Taboão
A prefeitura informou que foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões para a construção e compra dos equipamentos da Unidade de Taboão da Serra, que atenderá urgência e emergência em clínica geral e pediatria. A estrutura terá suporte para treze leitos, atendendo cerca de 450 pacientes.
Após a inauguração da nova unidade, o atual Pronto Socorro do Akira, que atende os moradores dos bairros Jardim Helena, Parque Laguna, Pazzini, Jardim Ouro Preto, Jardim Monte Alegre, Jardim América, Jardim Maria Rosa e Centro, será reformada e transformada em uma Unidade Básica de Especialidades.
Para a construção da UPA, foram levados em consideração fatores como os fluxos de atendimento, a setorização e as atividades a serem desenvolvidas em cada unidade. O mobiliário, os materiais e os equipamentos foram definidos de acordo com o porte da unidade, além do estabelecimento de pressupostos de atividades de apoio a ser desenvolvidas fora da estrutura física do prédio. Tudo foi definido com o objetivo de dar funcionalidade a UPA de acordo com parâmetros de qualidade e resolutividade assistenciais pretendidos.
Governo Federal
As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, pela Política Nacional de Urgência e Emergência. Foram criadas para funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia e podem resolver grande parte da demanda, como pressão arterial e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Com estrutura simplificada, a UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Nos municípios que contam com o serviço, a grande maioria dos casos é solucionada na própria unidade, com prestação de socorro, onde os médicos controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação.