Moreira defende candidaturas petistas em Taboão da Serra
Em entrevista ao Portal O Taboanense na última terça-feira, dia 12, o vereador Moreira confirmou que disputará as eleições de 2014 para deputado federal. Segundo ele, o partido quer fortalecer os quadros petistas de Taboão da Serra, visando as eleições municipais de 2016.
Na entrevista, Moreira disse ainda que Wagner Eckstein irá lançar sua candidatura a deputado estadual e que não vê conflito com os interesses políticos do deputado estadual Geraldo Cruz, também do PT, que mantém forte influência sobre o partido em toda a região. “Taboão da Serra também tem que consolidar um nome, para que a gente tenha um trunfo que é eleger futuramente o prefeito de Taboão da Serra”.
A seguir, a entrevista.
Moreira, neste domingo o PT elegeu uma nova diretoria municipal, porque vocês escolheram o nome de Wagner Eckstein para comandar o partido em Taboão da Serra?
O Wagner é um grande companheiro, depois das eleições de 2012, o PT deveria ter uma renovação, mas o Wagner fez um trabalho de convencimento de que ele deveria ser o presidente do partido novamente, ele já havia sido anteriormente, e nós entendemos que deveríamos apoiá-lo. Houve uma renovação história no diretório do PT, mulheres foram contempladas em 50%, negros, jovens, todos os gêneros. Foi uma eleição democrática.
Foto: Divulgação
Professor Moreira, que pretende concorrer a uma vaga no Congresso Nacional
O PT também reelegeu Rui Falcão para presidente nacional do partido, qual a importância desse resultado?
O companheiro Rui Falcão tem uma origem de esquerda, muito bem preparado, e apesar de não pertencer a corrente majoritária do partido, teve o reconhecimento e foi eleito presidente nacional do partido e vai conduzir a reeleição da Dilma, está cuidando de todas as articulações com os outros partidos e no próximo ano vamos reeleger Dilma como presidente do Brasil. E vamos trabalhar para eleger Padilha para governador, temos tudo para isso.
O partido deve lançar mesmo o nome de Wagner a deputado estadual e o Sr. como deputado federal?
Temos 99% de chance das duas candidaturas ocorrerem, o Wagner deputado estadual e eu deputado federal. O partido precisa fortalecer quadros dentro da cidade. Saímos de uma eleição municipal onde os resultados não foram tão favoráveis para o partido e precisamos fincar bandeiras na cidade. Os eleitores que não votaram no atual governo precisam saber que existem outros nomes na cidade.
O Sr. acredita que tem chances de ganhar?
Acredito que tenho chances sim, sei que é uma eleição complicada, difícil, mas a população tem pedido para que minha candidatura saia. Fui candidato em 2010, e mesmo sem ser vereador, nós tivemos quase 10 mil votos, foi uma votação expressiva. É uma campanha difícil, bem diferente de uma campanha para vereador, mas nós já temos um certo conhecimento.
E o partido, apoia a sua candidatura?
Agora já apoia, na eleição passada o partido via com uma certa desconfiança o lançamento da minha candidatura a deputado federal, eu não tinha nem mandato. Como minha votação foi expressiva e hoje sendo parlamentar, hoje o partido entende que vai ajudar muito a eleger os quadros e vamos trabalhar para que sejamos eleitos também em 2014, se Deus quiser.
Existe algum conflito entre a candidatura do Wagner Eckstein e do Geraldo Cruz, que é deputado estadual e foi bem votado em Taboão da Serra em 2010?
Eu acho que diante da complexidade da região, quase dois milhões de habitantes na micro região da BR, nós temos condições de eleger até mais do que dois deputados estaduais do mesmo partido. Em Embu, o Geraldo Cruz se consolidou, foi vereador por três mandatos, prefeito por mais dois, elegeu o Chico Brito e agora é deputado estadual, ele está com o nome consolidado. Taboão da Serra também tem que consolidar um nome, para que a gente tenha um trunfo que é eleger futuramente o prefeito de Taboão da Serra.
O partido pode negar a legenda par ao Wagner, supostamente atrapalhando a candidatura de Geraldo Cruz em Taboão da Serra?
Eu acho que o Wagner não atrapalha o Geraldo Cruz na cidade, o Geraldo já tem uma marca, um nome, um respaldo na sociedade e tem apoios que vão continuar com ele. Eu acho que vai mais somar com o partido do que atrapalhar a candidatura do PT. Temos nomes importantes em Taboão da Serra que estão aí para disputar também.