5 mil alunos de Embu das Artes passam por avaliação
Nesta semana, entre os dias 11 e 14 os alunos da rede municipal de ensino de Embu das Artes passarão por avaliação. Nesse período, serão aplicados dois dos três exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de ensino nas escolas do País.
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anaresc), também conhecida como Prova Brasil, e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) serão aplicadas para cerca de 5.500 alunos do ensino fundamental.
Foto: Divulgação
Provas servem de parâmetro para medir a qualidade de ensino nas escolas
Esta será a primeira edição da ANA, direcionada aos alunos do 3º ano fundamental. A prova, que deverá ser aplicada anualmente, avaliará os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
Já a Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, chega a sua 4ª edição e avaliará a qualidade do ensino ministrado para os alunos do 5º e 9º ano nas escolas com, no mínimo, 20 alunos matriculados por série avaliada.A novidade nesta edição fica por conta da inclusão de duas novas áreas: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Serão 26 questões das novas matérias, além das tradicionais questões sobre Língua Portuguesa e Matemática.
IDEB
Na última edição do exame, em 2011, Embu superou a meta do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e também a média nacional. Os alunos do 5º ano atingiram 5.3 em comparação a média nacional, que foi 5.0, já os alunos da 8ª série pontuaram em 4.6 superando o índice fixado em 4.1. De acordo com a prefeitura, as provas serão aplicadas por profissionais indicados pela Secretaria de Educação.