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Procon de Embu das Artes apresenta ranking das mais reclamadas

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Redação

28/10/2013 00:00
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Sandra Martins
 
O Procon apresenta a lista com as 30 empresas que mais recebem reclamações na cidade. Os números são do acumulado deste ano e mostram que as empresas de telefonia e os bancos ainda são os que mais dificultam a vida do consumidor.
 
Em 2013, foram 4.300 atendimentos e mais de 830 reclamações com média de 80% de casos resolvidos. “Temos um canal direto com as empresas mais reclamadas. E esse canal foi criado por elas próprias, pois ninguém quer ficar no ranking de mais reclamadas”, disse a técnica de Defesa do Consumidor, Maria Aparecida de Oliveira.

Segundo ela, na maioria dos casos, uma conciliação é marcada no próprio Procon para que haja entendimento entre as partes, mas existem empresas que dificilmente dialogam.” Nesses casos, o Juizado Especial Civil é acionado e tudo é resolvido judicialmente.
 

Entre as principais reclamações dos consumidores, estão as cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida, propaganda enganosa, dentre outras.
 
A divulgação da lista das empresas mais reclamadas tem também o objetivo de orientar a população na procura por locais que respeitem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 
Visando a agilidade e a proteção estratégica e qualificada dos consumidores, o Procon de Embu das Artes está integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) desde 2011. Este é um programa do Ministério da Justiça que incorpora em rede as ações e informações dos Procons de todo o Brasil.
 
Convênio renovado
O Projeto de Lei que renova o convênio com a Fundação Procon já está aprovado pela Câmara dos Vereadores e deverá ser assinado até o mês de novembro. Essa ação visa fortalecer ainda mais o serviço de defesa do consumidor no município.
 
“A renovação desse contrato comprova que esse é um serviço muito importante no município. Ele esclarece o consumidor sobre seus riscos e é combativo quando há abuso por parte das empresas”, disse a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Embu das Artes, Fernanda do Rosário de Almeida.
 
Ainda segundo a técnica Maria Aparecida o Procon Itinerante foi um dos grandes responsáveis por divulgar o serviço na cidade. “Muitos moradores não sabiam da existência do Procon no município e acabavam por utilizar em outras cidades.” O Procon Itinerante, além de divulgar o trabalho, também conscientiza sobre seus deveres e direitos e faz atendimentos.
 
Serviço
Procon Embu das Artes
Atendimento a consultas e reclamações
Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h
 
Centro – Prefeitura de Embu das Artes
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3568/ 4785-3569
 
Santo Eduardo
Rua Ouro Preto, 181
Telefone: 4244-6465/4244-6671 
 

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