EM ALTA
Home

Coluna Em Off editada no dia 23 de setembro de 2013

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/09/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————– 

Direto e reto
O que? Não existe nenhum embargo infringente proibindo a Em Off? Então se segura aí que tá só começando a coluna mais amada e odiada de toda a região, mais pontual do que relógio suíço vendido no Paraguai.

Fora
O ex-vereador petista Wagner Eckstein, que no início deste ano assumiu o cargo de ouvidor da prefeitura de Embu das Artes, foi exonerado na semana passada pelo prefeito Chico Brito. Por telefone, Eckstein confirmou a informação e disse que pretende dar seguimento na sua carreira política e quer fortalecer seu nome em toda a região.

Fora 2
A demissão de Eckstein pegou de surpresa a petezada de Taboão da Serra. Ninguém quis se pronunciar oficialmente, mas Eckstein fez questão de agradecer o prefeito de Embu pela oportunidade. Nos bastidores é dado como certo que Eckstein dispute as eleições de 2014 como candidato a deputado estadual, e não federal, como estava sendo debatido dentro do partido.

Fora 3
O lado bom da exoneração de Eckstein, segundo um petista influente na cidade, é que o partido ficou mais unido e passou a ampliar a discussão sobre as eleições de 2014 e a sucessão municipal.

Descontentes
Ao mesmo tempo em que o PT começa a ampliar as suas reuniões internas (que acontecem, na maioria das vezes, na padaria Belas Artes, no Pq. Laguna), outros partidos e nomes de oposição estão se unindo para compor uma grande frente. A oposição acredita que as obras anunciadas pelo prefeito Fernando Fernandes devem ter grande impacto com a população e vão tentar “minar” a repercussão mostrando o outro lado da moeda através de matérias em jornais que já não circulavam mais na cidade.

Campanha
A oposição, principalmente o PT, já trabalha com a ideia que Taboão da Serra deverá ter segundo turno nas próximas eleições municipais. Atualmente com 192 mil eleitores, a cidade precisaria de pelo menos oito mil novos eleitores para que o segundo turno seja realidade. Alguns partidos de oposição preparam uma campanha silenciosa para “acelerar” esse crescimento.

Explosão
A boom imobiliário que Taboão da Serra vive nos últimos anos fez com que o crescimento populacional aumentasse acima da média do Estado de São Paulo. Em 2010, quando o censo foi realizado, o número de habitante era de 244 mil habitantes. A estimativa para 2013 é de 264 mil, um crescimento de 8% em menos de três anos.

Célebre frase
Do empresário America Henry Ford: “Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se”.

Camaradas
Durante a convenção do PCdoB, que reelegeu Toninho como presidente do partido por mais quatro anos, aconteceram três filiações. Raí Collor e o sindicalista Tiãozinho já eram cartas marcadas, mas a surpresa ficou por conta de Gigante, que há dois meses havia anunciado sua saída do DEM e filiação no PTB.

Camaradas 2
Raí Collor sustenta que foi para o PCdoB para disputar uma vaga na assembleia Legislativa, jura que é candidato a deputado estadual. Raí disse a essa Coluna que tem duas missões no PCdoB, primeiro ajudar o partido se candidatando a deputado, a outra é montar um partido forte para as eleições municipais.

Camaradas 3
Lune foi, ao lado do ex-ministro Orlando Silva, o grande nome da convenção do PCdoB. Apesar do tom burocrático do evento, Lune arranjou tempo para espezinhar com seus colegas vereadores e anunciou a presença de Marcos Paulo como “o vereador mais bonito de Taboão da Serra”.

Camaradas 4
Orlando Silva estava impaciente durante o evento, se remexia na cadeira, olhava o relógio a toda hora. O motivo? É que a ele tinha um compromisso em outra cidade e já estava mais de uma hora atrasado. Quando usou a palavra, para encurtar as coisas, foi direto: “quero saudar todo mundo que já foi saudado aqui”. Curto e grosso.

Camaradas 5
Mesmo preocupado com o atraso, Orlando Silva teve tempo de ser simpático: “já encontrei aqui três pessoas que vieram me falar que também são baianos. Desconfio, às vezes, que existe mais baiano do que gente”.

Camaradas 6
Orlando Silva acabou cometendo uma gafe durante o evento. Ao saudar os vereadores do PSB, disse que era bom ver “partidos aliados” na convenção. Mal sabe ele que em Taboão da Serra o PSB vota juntinho com o PSDB há muito tempo.

O Gigante e o gigante
Que Orlando Silva que nada, o que mais chamou a atenção na convenção do PCdoB foi a diferença de estatura de dois políticos que agora cerram fileiras, quase lado a lado. Gigante o Lune tiveram que posar para os fotógrafos que acompanhavam o evento.

Comunistas democráticos, pelo menos em relação ao tamanho de cada filiado, né não?

Tucanada
A visita de Alckmin a Taboão da Serra foi cercada de festa pela situação e pelos governistas. Tudo bacana, tudo joinha, tudo belê! Mas o melhor da festa no ninho tucano foram as notinhas impublicáveis, que é claro, nós publicamos aqui, na Em Off.

Tucanada 2
Parece que a visita de Alckmin em Taboão ajudou a ressuscitar o São Paulo. Brincando, o prefeito Fernando Fernandes disse: “A população de Taboão da Serra tem mais esperança no senhor governador, do que a torcida do São Paulo tem no Muricy”. Depois da brincadeira, o São Paulo, para alegria de Fernandes, disparou na tabela.

Tucanada 3
O vereador Paulinho, que estava atrás do governador, como um tucano pirata, cochichou no ouvido de Alckmin: “mas também Taboão da Serra não está tão mal como o São Paulo, né governador?”.

Tucanada 4
Alckmin riu da piada e quando foi discursar, revelou a brincadeira de Paulinho e emendou: “esse aqui deve ser corintiano”. Acertou na mosca, ops, no tucano.

Finasterida
Alckmin andou arrebanhando apoio na região. Fez questão de chamar os prefeitos de outras cidades que prestigiaram o evento. Descontraído, chamou para a frente do palco o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite. “Temos muito em comum, e uma coisa boa: é dos carecas que elas gostam mais”, brincou, deixando visivelmente vermelha a careca do prefeito embuguaçuense.

Itamaraty
Alckmin fez questão de fazer o papel de diplomata. Sempre que fazia uma brincadeira, e foram muitas, dava um jeito de agradar quem ele colocava na piada. Depois de elogiar e rasgar o verbo para o prefeito Fernando Fernandes, disse: “e a melhor parte, é que se casou com a Analice Fernandes”.

R9
Fernandes também estava feliz, pisando nas nuvens. Brincou com todos os vereadores, chegou a cumprimentar até o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega, que não pôde comparecer ao evento. Quando falou do vereador Eduardo Lopes, disse: “Governador, esse aqui tá mais pra centroavante do que pra político, ontem, jogando com a gente, marcou quatro gols”. Eduardo Lopes concordou levantando os ombros.

Efeito taboanense
Na última quarta-feira o PSB (nacional) rompeu o namoro, ou melhor, o noivado, com o PT e deixou o governo Dilma. Em muitos estados, o PSB deverá apoiar o PSDB, inclusive em São Paulo a aliança está quase costurada. Mas em Taboão da Serra a bancada do PSB foi mais rápida e desde março apoia o governo do tucano Fernando Fernandes.

Iô-Iô
Como é a política (e a vida). Evilásio (PSB), adversário ferrenho de Fernando Fernandes (PSDB), deverá correr ao mesmo lado dos tucanos nas eleições estaduais. Ou será que ele e sua trupe abandonam o partido, onde tomaram Red Bull e criaram asas? Ó dúvida cruel!

Célebre frase
Do poeta Humberto Gessinger: “Não é ciência exata, é humano demais”.

Exemplo
O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, usou a tribuna para cutucar os colegas do PSB: “O partido está entregando os cargos no nível federal”. Nóbrega foi interrompido pelo petista Moreira: “deveriam entregar os cargos a nível municipal também”. Arrancou risadas até mesmo dos peesebistas.

Shell V Power
Na última sessão da Câmara Municipal, durante a apreciação do projeto que garantiu a aposentadoria especial para a GCM, o secretário de segurança, Gerson Brito, usou a tribuna. Emocionado, desembestou a falar e não parou mais, engatou a quinta marcha e falou sete minutos contínuos, sem tomar fôlego ou usar uma única vírgula. Um GCM, pouco preocupado com o chefe, justificou: “é que hoje abasteceram ele com gasolina aditivada”.

Ajuda eu
O proprietário da viação Pirajuçara não sabe mais o que fazer para marcar uma audiência com o prefeito Fernando Fernandes. Para um político, confessou: “estou há oito meses tentando falar com o prefeito, já desisti. Não ia pedir nada, nem aumento da tarifa, nada mesmo. Só queria conversar…”.

Zzzzzzzzzzzzz
Só para constar, a última sessão da Câmara Municipal terminou às 2h47 da matina. Meu irmão, o que tinha de assessor dormindo no plenário não foi brincadeira.

Parece piada
Dia desses, um assessor da Câmara Municipal chegou com uma história que parece piada, mas ele jura que é verdade. Numa pastelaria, ele perguntou:
– China, você tem pastel de frango?
– Flango? Tem, tem pastel de flango!
– Então me dá um – pediu.
Depois de abocanhar duas vezes o pastel, entrou uma pomba no local e o dono enxotou o bichinho:
– Xô flango, xô flango!
Só pode ser piada, né não?

Segura!
Juquitiba acaba de confirmar que terá rodeio neste ano, o evento acontece entre 10 e 13 de outubro. Entre as atrações já confirmadas estão a dupla César & Paulinho e Léo Rodrigues, além de nomes regionais.

Confirmada
O ex-vereador Paulo Félix confirmou que sua esposa, Cida Félix, será candidata a deputada estadual pelo PMDB.

Confirmado?
Na reunião do PCdoB, no último sábado, dia 21, o ex-ministro de esporte, Orlando Silva, praticamente obrigou o vereador Luis Lune a declarar que será candidato a deputado estadual. Para a imprensa, Lune confessou que ainda está “desmotivado” com o convite, mas deixou aberta a possibilidade, principalmente se for para ajudar partido.

Experiência
Lune, que foi deputado estadual entre 1994 e 1998, disse que se decepcionou com a experiência que teve durante seu mandato na Assembleia Legislativa. Para amigos, disse que sua vontade era disputar uma vaga para o Congresso Nacional, mas deve aceitar o convite feito pelo partido.

Célebre frase
Da escritora Anaïs Nin: “Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”.

Alta
O advogado Douglas Bochete passou por um grande susto na última quinta-feira. Ele passou mal e foi internado às pressas com um quadro de bradicardia, a baixa frequência cardíaca, que chegou a 35 batimentos cardíacos por minuto. Bochetinho passou dois dias na UTI, continua internado, mas seu estado de saúde é bem melhor. Ele irá fazer exames mais detalhados antes de deixar o hospital.

Melhorando
Quem também tomou um baita susto foi o ex-vereador Alberto Queiroz. Ele sofreu dois princípios de AVC no mês passado, e apesar do seu quadro que inspira cuidados, continua tocando sua marcenaria.

Efeito Enéias
O presidente do PR de Taboão da Serra, Anderson Nóbrega, um nomes dos cotados a lançar candidatura a deputado federal pelo partido, gravou na semana passada sua participação no programa partidário.  Empolgado, ligou para amigos, parentes, colegas e até inimigos, divulgou o horário que entraria em rede estadual, na Globo, bem no horário nobre.

Efeito Enéias 2
Pra decepção de todos que acompanhavam o programa, sua participação se limitou a meia frase, quase um segundo na TV, nem deu tempo de sorrir. Um amigo que estava ao seu lado, brincou: “foi tão rápido que nem foi vapt vupt, foi só vapt!”. Anderson encarou na boa, mas ganhou um apelido entre os parças: “The Flash”.

Efeito Enéias 3
Gabola, Anderson ainda se saiu com essa: “assim fica difícil ganhar, sem a ajuda do partido…”.

Intriga da situação
Um vereador revelou (ou brincou) que nos últimos dias, o prefeito passou a cumprimentar o vereador Ronaldo Onishi de uma forma bem carinhosa: “Como vai Onishi Fernandes…”. Alguém entendeu?

Intriga da situação 2
Entre os vereadores de situação o apelido de Marco Porta é “líder do governo”. Só para lembrar, Fernandes nunca nomeou (oficialmente, pelo menos) um líder para representá-lo na Câmara Municipal.

Truco
O vereador Moreira garante e até aposta: o próximo presidente do PT se chama Jair Cardoso.

(in)definições
O futuro de Aprígio ainda é uma incógnita, o que se especula, com mais força, é que ele realmente saía candidato a deputado federal, a grande dúvida é em qual partido. O PDT seria um caminho meio que natural, mas existe a possibilidade dele se filiar no exótico PEN ou no ainda inexistente Rede. O certo é que o PSB não deve contar mais com os votos dele.

(in)definições 2
O ex-vereador Dr. Maurício André recebeu um convite do PDT e pode disputar algum cargo pelo partido. Ele conta com o apoio do ex-prefeito de Cotia, Quinzinho, de quem é amigo pessoal.

Sempre presente
E para quem acha que Dr. Maurício anda sumido de Taboão da Serra, se engana. Apesar de não frequentar mais os bastidores políticos, anda muito bem informado e continua influenciando alguns políticos taboanenses.

Biônico
Na semana passada, Dr. Maurício operou uma catarata no olho esquerdo. Aproveitou e fez uma cirurgia que corrigiu sua miopia. Já anda desfilando um novo visual, sem óculos e mais jovem.

Aquele abraço
É, mais uma semana e mais uma coluna… A todos os amigos, leitores e seguidores (e também aos perseguidores) aquele abraço. Abraços e mais abraços para Daniel Vilaça, da Gazeta SP, para o sumido Daniel Paschoa, para a quase portuguesa Lizete Marques, para o vereador André Egydio e também para os visionários Sandra Oliveira e Lelo.

Mais abraços
Abraço mais que especial para o poeta Sérgio Vaz que completou 25 anos de poesia, comemorados com um lindo e emocionante evento no Cemur.

PS
Essa coluna é dedicada ao jornalista Adílson Oliveira, vítima de uma brutal e covarde agressão durante o exercício de sua profissão.

Célebre frase
Do personagem Calvin, dos quadrinhos de Bill Watterson: “Tem dias que o mundo parece ser um lugar um tanto quanto malvado”.

MP3
Essa coluna foi escrita, reescrita e editada ao som do álbum What About Now, do Bon Jovi.

C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Na semana que vem tem mais.

 

Notícias relacionadas