Fernandes diz que Taboão poderá ter ciclofaixa nos finais de semana
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Taboão da Serra não terá ciclovias ou ciclo faixas como desejam os ciclistas da cidade, o prefeito Fernando Fernandes, declarou em entrevista, que o município terá apenas “alguns espaços para as pessoas praticarem o ciclismo”. De acordo com ele, não há pessoas suficientes para andarem de bicicleta e nem espaço no município que justifiquem a construção de uma ciclovia, como exige o grupo.
“Tenho acompanhado pelas redes sociais a movimentação dos grupos que reivindicam a reativação da ciclovia. Primeiro nós tiramos as ciclovias [das Avenidas Armando Andrade e Brasil] porque tinham um número de usuários muito baixo para a cidade. Segundo, onde elas estavam localizadas traziam um prejuízo enorme para uma cidade que já tem como um dos seus grandes problemas a mobilidade urbana”, declarou Fernandes.
O prefeito também informou que Taboão tem um déficit de espaço em 4% relativo a mobilidade urbana, o que dificulta ainda mais a construção da ciclovia. “O espaço territorial para que você tenha o mínimo adequado de mobilidade urbana é 15% para vias públicas. Taboão tem 11%. Temos uma malha viária 4% menor do que o aceito para condições mínimas de mobilidade urbana. A gente tem que pensar muito, colocar ciclovia nessas condições é colocar em risco não só a pessoa que anda de bicicleta como a população de uma forma em geral”, disparou.
Fernandes disse que irá estudar a possibilidade de construir uma ciclovia às margens do Córrego Poá, para que o ciclistas utilizem nos finais de semana. “Nós estamos estudando ali na margem do Poá, onde estamos fazendo a obra da canalização para instalarmos ali uma ciclovia. Estou procurando estudar com o secretário [de Transportes], a possibilidade de instalar nos finais de semana, como acontece em São Paulo, alguns trajetos para que as pessoas possam praticar o ciclismo. Enfim, procurar ter soluções de acordo com a nossa realidade”, finalizou Fernandes.
Recentemente, um grupo de ciclista realizou uma manifestação reivindicando a volta da ciclovia. O grupo foi até a Câmara Municipal, lá receberam apoio dos parlamentares. O vereador Carlinhos do Leme, presidente da Comissão de Trânsito e Transporte na Câmara, irá convocar uma audiência pública, que deve acontecer ainda este mês, para discutir com o secretário de Transporte e os ciclistas a implantação da ciclovia.