Audiência pública discute mudanças no trânsito em Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou no último dia 10 de setembro, na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir as mudanças no trânsito do centro com os comerciantes da região.
“É um tema que gera conflito, que irá provocar algum impacto. Infelizmente às vezes o poder público tem o papel de optar pelo coletivo em detrimento do individual”, disse o prefeito Chuvisco.
Foto: Divulgação
Chuvisco, prefeito de Itapecerica da Serra, durante audiência pública
O prefeito esclareceu aos presentes que todas as modificações foram pensadas para trazer maior mobilidade ao trânsito e que o intuito é dar solução a um problema critico atual, que são os engarrafamentos.
“As mudanças vieram através de estudos técnicos que foram aprofundados nos últimos quatro meses. Um software capaz de prever o resultado das mudanças foi e está sendo usado, tudo leva a crer que são alterações que trarão consequências positivas na questão do trânsito”, contou Chuvisco.
Sérgio Gazal, assessor especial de Desenvolvimento Urbano, explicou os objetivos. “As alterações são basicamente para evitar que o chamado trânsito de passagem não circule pelo centro da cidade. O centro precisa ter sua vida própria, devem circular por lá aqueles que querem acessar os serviços presentes no centro, como o comércio local”, disse Gazal.
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Cleber Bernardes, foi o responsável por abrir a discussão. “Algumas mudanças como a troca de sentido de algumas ruas estão entrando em fase de testes. Vamos sempre dialogar com os munícipes e o comércio, ninguém aqui tem a vaidade de não querer voltar atrás se o resultado alcançado não for aquele esperado, mas temos convicção do êxito”, esclareceu Cleber.
Além das alterações na região central, alternativas maiores para melhorias no trânsito que dependem de outros órgãos, seja por meio de recursos ou compromissos contratuais, foram passadas aos comerciantes. São exemplos: construção de viaduto na Rodovia Régis Bittencourt, mini anel viário no município e alça de acesso do Rodoanel Mário Covas na Estrada Armando Salles.
Confira as principais mudanças no trânsito da região central de Itapecerica da Serra:
Miguel Rotger Domingues e Semáforo do Bandeira
A rua Miguel Rotger Domingues será mão dupla. Dessa forma, o semáforo do Bandeira terá três fases: uma para quem segue por esta rua; outra para quem vem das ruas Manoel Maximino da Rosa e Major Telles; e a terceira para os veículos que trafegam pela rua Antônio Manoel Pedroso de Castro.
Ponto de ônibus
O ponto de ônibus da Plantita (rua Antônio Manoel Pedroso de Castro) será desativado. As linhas Capão Redondo, Pinheiros, Tietê, Vista Alegre e Samambaia terão parada em novo ponto próximo à Clínica Itamed (rua Miguel Rotger Domingues); enquanto as linhas Embu-Guaçu, Engemix, Sampaio, São Marcos e Serra Linda terão parada no ponto da Praça da Bandeira. Este também substituirá o ponto em frente à Justiça do Trabalho, que será desativado. "Mudamos o ponto da rua Antônio Manoel Pedroso de Castro para melhorar o trânsito no local e desativamos o da Justiça do Trabalho pois não é permitido ter parada para transporte coletivo em área de segurança", conta o secretário Cléber.
Eduardo Roberto Daher e entorno
Na avenida Eduardo Roberto Daher, o trecho entre a rua São João e a rua Victor Manzini sofrerá a seguinte alteração: apenas o transporte coletivo poderá descer sentido Prefeitura; os veículos particulares com esse objetivo deverão dobrar à esquerda na rua Antônio Manoel Pedroso de Castro, que terá sua mão alterada, e pegar a rua Victor Manzini, que passará a ser mão dupla.
Major Telles
O trecho da rua Major Telles entre a Padaria da Serra e a rua Augusto de Queiroz será fechado para veículos e transformado em calçadão para pedestres. Quem trafega pela avenida XV de Novembro e vai em direção a Embu-Guaçu, por exemplo, pode pegar à direita no início da Eduardo Roberto Daher e em seguida à esquerda na Antônio Manoel Pedroso de Castro, alcançando o semáforo do Bandeira.
Praça da Fonte
Está em obras a marginal da avenida XV de Novembro na altura da Praça da Fonte (João Ferreira Dominguess). O acesso está sendo alargado e será a opção para quem vai sentido Parque Paraíso, uma vez que o trecho inicial da rua Pedro Rotger Domingues será fechado para veículos. Também será aberto um acesso à marginal da XV de Novembro para quem vem da rua Américo Vazone. Um semáforo será instalado no local para organizar o trânsito.
Ari Batalha
Na entrada da cidade, início da avenida XV de Novembro, a Prefeitura abrirá um acesso à rua Ari Batalha, dando importante opção para quem vai ao Parque Paraíso ou Prefeitura, por exemplo, sem ter que passar pelo centro.