Prefeitura muda data de pagamento e funcionários protestam
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Os cerca de 4.500 mil funcionários da Prefeitura de Embu das Artes que contavam receber o salário no dia 30, tiveram uma surpresa este mês. A Prefeitura divulgou uma nota oficial no dia 29 informando que uma nova data para o pagamento dos servidores, todo quinto dia útil, o que será em setembro no dia 6. Nesta sexta-feira pela manhã, um grupo de funcionários se reuniu em frente a prefeitura e uma comissão foi recebida pelo prefeito Chico Brito (PT).
Segundo a nota oficial, a prefeitura está passando por uma readequação orçamentária e cita a queda no orçamento municipal e a crise econômica do País. “No período de 2004 a 2008, a arrecadação municipal cresceu em média 38%. Já de 2009 a 2012, o crescimento foi de apenas 18%. Considerando ainda a crise econômica mundial, que atinge também o nosso País e compromete o repasse de verba do governo federal aos municípios, torna-se necessária a readequação orçamentária para continuarmos honrando nossos compromissos com servidores, fornecedores e população”, diz trecho do texto.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Funcionários públicos de Embu das Artes na frente d aprefeitura na última sexta-feira
O peso da folha de pagamento no orçamento anual da prefeitura chega a 51% e o fato foi citado durante prestação de contas na Câmara no mês de março pelo secretário de finanças. "Pela lei, o município pode chegar a 54%, mas quando chegamos a 51,30% acende a luz amarela, e não posso mais pagar horas-extras", explicou Fernando Amâncio na ocasião.
A prefeitura explica também que estão previstas outras medidas para reduzir os gastos, como readequação de projetos e programas, economia de água, luz, telefone e outros serviços, além da diminuição de cargos indicados. E finaliza “Nunca fugimos da nossa responsabilidade, dialogando sempre com você, servidor”.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Embu das Artes chegou a divulgar uma nota d e indignação. ”Sentimos ainda mais desprezo porque tal decisão [mudar a data de pagemento], que afeta a vida de mais de 4.500 famílias deste município, só foi comunicada para os servidores no dia anterior à mudança da data, caracterizando total falta de ética e respeito ao servidor”.
O Sindicato diz que os servidores se sentiram prejudicados com a mudança na data do pagemento e informam que tomarão medidas judiciais cabíveis já que há décadas a data de pagemento era no dia 30.
Na tarde da última sexta-feira, os funcionários públicos protestaram fechando a rodovia Régis Bittencourt por quase três horas.