Skatista voltam a praticar o esporte na praça Nicola Vivilechio
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Na noite desta sexta-feira, dia 23, o movimento Skataço de Taboão da Serra voltou a se reunir na praça Nicola Vivilechio, desta vez para comemorar a primeira vitória do coletivo, que foi o direito de voltar a praticar o esporte skate no local. O grupo também preparou um documento, que será entregue aos vereadores na próxima terça-feira, dia 27, com algumas reivindicações.
A informação de proibição, de utilizar o espaço para praticar o esporte, veio por meio de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), pois de acordo com alguns guardas, os esportistas estavam deteriorando a praça. Alguns skatistas estavam andando na fonte luminosa, que é um dos patrimônios históricos da cidade.
Foto: Maikc Reis
Skatistas protestaram na praça Nicola Vivilechio na última sexta-feira
Os esportistas questionaram a ordem, foram buscar apoio dos vereadores e, nesta sexta-feira, eles conseguirem o direito de voltar a utilizar a praça para prática do esporte. “Já tivemos uma conquista, mas a juventude precisa de um espaço para a prática de esportes e manifestações culturais, por isso, estamos preparando uma plataforma de reivindicações para apresentar aos vereadores, queremos o apoio deles”, falou o integrante da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) de São Paulo, Iago Guedes.
Elói Ribeiro, um dos representantes do movimento, comentou alguns itens que serão apresentados aos vereadores. “A gente conseguiu barrar a proibição, mas não vamos nos acomodar, queremos uma pista [de skate] maior e mais centralizada e três pistas menores, defendemos a manutenção e melhorias dos espaços públicos (praças) que estão abandonados. Mais espaço de lazer com equipamentos para idosos e brinquedos para crianças”, falou.
Sobre a ordem de proibição da prática do esporte, o secretário de Segurança, Gerson Brito, declarou que “foi um equívoco, não estamos proibindo, o esporte é bem vindo, assim como qualquer movimento cultural é bem-vindo à cidade”.
“A praça não é local para a prática desse esporte, eles estavam utilizando o chafariz para andar de skate, ali não é local, existem praças para isso e o prefeito vai preparar novos espaços”, declarou Brito, que também informou que a praça passa por reforma.
O movimento volta a se reunir na terça-feira, dia 27, na Câmara Municipal.