EM ALTA
Home

Novo vereador de Embu se diz “um centro-avante no lugar certo”

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/08/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–

Liah Marques

Graças aos quase dois mil votos recebidos nas últimas eleições, Jomar Silva irá substituir o vereador Ney Santos em Embu das Artes. Devido uma suposta compra de votos, Santos teve seu mandato cassado, o que fez com que Jomar assumisse uma cadeira na Câmara Municipal. Para chegar ao nome de Jomar, foi realizada uma recontagem de todos os votos válidos, menos os 8.026 recebidos por Ney Santos.

Na última sexta-feira, Jomar assumiu oficialmente a cadeira do Legislativo no cartório eleitoral do centro do município e no amanhã, será empossado em uma sessão solene. "Só vou substituir o Ney Santos porque estava em uma situação boa. Usando o exemplo do futebol, eu era o centro-avante bem colocado", diz Jomar, em entrevista exclusiva à Gazeta SP.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP


Jomar participa da sua primeira sessão nesta quarta-feira, dia 21

Esta não é a primeira vez que Jomar substitui um vereador. Em 2012 ele entrou no lugar de Pastor Edgardo, que teve a perda do seu mandato decretada pelo Tribunal Regional Eleitora (TRE) por infidelidade partidária, e permaneceu por quatro meses. "Para a diplomação eu estou feliz e tranquilo, até porque já passei por isso", comenta Jomar com humor.

Ele não acreditou, em nenhum momento, que substituiria Santos: "Foi uma surpresa para mim, eu não esperava, de verdade. Quem me avisou que eu entraria no lugar do Ney [Santos] foram os meus companheiros de partido".

O novo vereador não poupou agradecimentos. "Agradeço à minha família, que sempre me ajudou muito e as quase duas mil pessoas que acreditaram em mim. Se não fossem eles eu não estaria aqui".

Atualmente ele é administrador do Parque Francisco Rizzo. Ele ainda não sabe dizer se continuará no cargo ou não "ainda não está definido se vou continuar na administração do parque, ainda há a chance do Ney Santos voltar".

Relembre o caso

Ney Santos foi eleito com 8.026 votos, o vereador mais votado da região. Segundo apontou a investigação da Justiça Eleitoral de Embu das Artes, durante a sua campanha de 12 de agosto a 02 de setembro de 2012, foram realizados diversos eventos que ofereciam serviços médicos de saúde gratuitos promovidos pela ONG ‘Vida Feliz’ e, de acordo com a sentença do Juiz Gustavo Sauaia, Santos teria se beneficiado eleitoralmente das atividades, o que levou a cassação do seu mandato no dia 03 de julho.

No dia 11, a Justiça Eleitoral de Embu das Artes suspendeu a cassação do vereador Ney Santos. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Embu das Artes (341ª Zona Eleitoral), Ana Regina Nakamura, a defesa do vereador entrou com embargo de declaração por não ter tido uma das etapas do processo chamada de ‘alegações finais’ onde as partes envolvidas podem rebater os depoimentos das testemunhas. Depois da etapa cumprida, o vereador teve seu mandato cassado novamente e hoje recorre ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

 

Notícias relacionadas