Home

Resultado da eleição de 2012 em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/10/2010 00:00

As eleições municipais de 2012 foram cercadas de expectativas dos eleitores e da população. Fernando Fernandes foi eleito pela terceira vez prefeito da cidade, seu principal adversário, Aprígio, fez uma campanha cheia de erros, graças a uma coordenação amadora, e acabou sofrendo com a má avaliação do então prefeito Evilásio Farias, um dos seus padrinhos político. A demora na definição do apoio do PT, decidida no último instante, também prejudicou a campanha do grupo de situação.

Na Câmara Municipal, o lema de renovação, após os escândalos que terminaram com as prisões de quatro vereadores, foi ouvido nas urnas, e apenas um vereador, Cido, conseguiu se eleger. Figurões da política, como Olívio Nóbrega, Paulo Félix, Valter Paulo, Valdevan Noventa e outros deixaram a Câmara Municipal, após anos no comando da política taboanense.

Fotos: Eduardo Toledo

Candidatos que disputaram as eleições durante campanha municipal

Mas as eleições não foram definidas apenas no dia 6 de outubro. Bem antes da votação, importantes eventos que movimentaram a política taboanense mexeram no tabuleiro eleitoral. Em outubro de  2011, o nome do investigador chefe da Seccional de Taboão da Serra, Ivan Jerônimo, responsável pela operação Cleptocracia começou a ganhar força. Filiado ao PMDB, o policial pretendia ser a terceira opção.

Paralelo ao interesse de Jerônimo, o PT garantia que lançaria a candidatura própria e o nome escolhido seria o de Wagner Eckstein. Começou 2012 e as expectativas se diluíram na mesma velocidade com que foram criadas. Em março, o investigador chefe Ivan Jerônimo cometeu suicídio, após uma crise de depressão.

Já a candidatura petista naufragou semanas antes da convenção que confirmou Aprígio como único candidato do então grupo de governo. Eckstein bem que tentou, mas uma decisão do diretório estadual e pressão de filiados do PT municipal minaram sua vontade. Ele acabou saindo vice na chapa encabeçada por Aprígio.

Os partidos que estavam indecisos, decidiram-se, na grande maioria, em apoiar a candidatura de Fernando Fernandes. PTB, PRB, PMN e PMDB declaram apoio quase simultâneo ao PSDB, fortalecendo ainda mais o time que viria a ser vitorioso no pleito de outubro.

Paralelo a tudo isso, a candidatura do Psol ganhou espaço na cidade como alternativa aos grupos políticos mais antigos de Taboão da Serra. Stan fez uma campanha simples, sem recursos e mesmo assim obteve uma votação surpreendente, quase 1.000% maior do que o partido obteve na eleição anterior, de 2008.








Veja a votação de todos os candidatos em 2012








 

Teste Deploy