Embu das Artes realiza Conferência Municipal de Cultura
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do sistema Nacional de Cultura”, Embu das Artes realizou a III Conferência Municipal de Cultura. Durante o evento foram abordados os avanços da cultura no município e o enfrentamento aos desafios para a implantação de novos projetos culturais propostos pelo Ministério da Cultura (MinC), que contou com a participação da população.
A conferência apresenta-se como uma oportunidade para a sociedade e o poder público fazerem juntos uma análise crítica e propositiva acerca das políticas culturais em âmbito municipal, estadual e federal. Os debates foram realizados em quatro eixos, Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais, Cultura e Desenvolvimento.
Foto: Rose Santana
Prefeito Chico Brito durante abertura da Conferência de Cultura neste sábado
De acordo com o secretário de Cultura, Alan Leão, dentre as propostas da conferência o município destaca dois objetivos. “O primeiro é propor e sugerir propostas para construir e melhorar o sistema Nacional de Cultura. O segundo é avaliar, organizar e refletir sobre o nosso plano municipal e, a partir disso construir propostas para os próximos dois anos”, disse.
Uma das propostas que será levada à Conferência Estadual e Federal é em relação aos financiamentos de projetos, para que sejam menos burocráticos. “Mais rapidez, menos burocracia para financiar projetos”, relatou o secretário.
Para o município, um dos principais itens solicitado pelo grupo presente no evento, é a construção de núcleos culturais nas comunidades. “O grande objetivo e desafio é como fazer para a cultura chegar a todos os cantos da cidade, em todas as comunidades”, declarou Alan Leão.
Prefeito Chico Brito enalteceu a participação na juventude nas discussões de políticas públicas. Quanto a Conferência, Brito falou da importância de conferir o que já foi realizado na Cultura, tanto em termos quantitativo como qualitativo, para em seguida levantar as demandas para o próximo período.
“É fundamental a participação da juventude na discussão de políticas públicas, hoje aqui nos ajudando a pensar como melhorar ainda mais nossa política de cultura. Conferência é isso, fazer um balanço, para levantar as demandas e desafios para o próximo período”, falou o prefeito.
A III Conferência Municipal de Cultura Embu das Artes contou com a participação do prefeito Chico Brito; vice-prefeito, Natinha; secretário municipal de Cultura, Alan Leão; secretário adjunto de Cultura, Isaac Félix; representante do Ministério Nacional da Cultura (MinC), Henry Duarte; coordenador da Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Regional SP, Tadeu de Souza; presidente da Câmara, vereador Doda; vereadora Beth Carvalho, vários secretários municipais e artistas de diversos seguimentos culturais.