Prefeitura muda sistema de cadastro para alunos das escolas municipais
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
A secretária de Educação de Taboão da Serra passou por várias reformulações no início de 2013. Uma das novidades é que os pais de crianças que ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino poderão fazer o cadastro na escola mais próxima de casa e não mais na secretaria de Educação, e assim que surgir a vaga o responsável é chamado na secretaria para fazer a matricula. E a adesão ao Programa de Saúde na Escola (PSE).
“As mães dessa cidade vinham aqui na secretária de Educação se inscrever para arrumar uma possível vaga na escola, pagavam a condução, pegavam chuva e sol, vinham com as crianças nos braços. Então eu, juntamente com a equipe da secretaria começamos a trabalhar com o esquema de modificar todo o cadastramento dos alunos. E hoje, por determinação do nosso prefeito [Fernando Fernandes], a mãe faz o cadastro em qualquer escola municipal que ela quiser em Taboão da Serra, depois ela só será chamada para fazer a matrícula que é feita na secretaria de Educação”, explicou o secretário de Educação João Medeiros.
Foto: Eduardo Toledo
João Medeiros, secretário de educação de Taboão da Serra
Outra novidade é a parceria da secretaria da Educação com a Saúde, a Assistência Social e Conselho Tutelar, de acordo Medeiros, “é um sistema de apoio às crianças e adolescentes de Taboão da Serra”, é o Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve alunos da rede municipal e estadual.
“Hoje 21 escolas em Taboão fazem parte do programa Saúde na Escola, onde as crianças são pesadas, são medidas, são encaminhadas para o psicólogo, fonoaudiólogo. Verificamos também crianças com carência nutricional, estão nós estamos fazendo um trabalho, uma rede de apoio para a criança e o adolescente aqui na cidade de Taboão da Serra”, declarou Medeiros.
As ações do PSE são divididas em cinco etapas, as quais vão desde avaliações do estado de saúde bucal, triagem para identificação de problemas visuais e auditivos, passando por verificação da carteira de vacinação e sinais de possíveis negligências de saúde, a até avaliações clínicas e psicossociais, que incluem conferir pesagem, estatura e pressão arterial. A Secretaria de Saúde fica responsável pela coleta dos dados e a da Educação de desenvolver com os alunos ações de promoção da saúde, prevenção de doenças como a obesidade e hipertensão arterial infantil.
As escolas foram selecionadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, com base no Censo Escolar 2012. Ao final da pesquisa, os dados serão repassados ao Governo Federal através de sistema.
Com informações da assessoria de imprensa