EM ALTA
Home

População de Itapecerica da Serra se revolta com ISS do Rodeio

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/07/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

————————————————

A matéria publicada com exclusividade pela Gazeta SP ontem sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS) que não é arrecadado pela prefeitura de Itapecerica da Serra com a Festa do Peão de Boiadeiro causou revolta nos moradores. Segundo apurou a reportagem os 2% de ISS que deveriam ser arrecadados em cima da renda bruta do evento, foram calculados com base nos gastos da empresa do rodeio e somaram R$ 15.600. Se a prefeitura arrecadasse os 2% em cima da bilheteria mínima da festa, teria o total de R$ 126 mil de imposto para investimentos na cidade.

Entenda o caso: Prefeitura de Itapecerica deixou de arrecadar impostos com rodeio

Nas ruas do município a notícia causou indignação dos itapecericanos. Morador da cidade há 30 anos, José Elias se mostrou indignado com o valor recebido pela prefeitura. "Acho que a Prefeitura arrecada mais do que imaginamos. Se pelo menos esse dinheiro fosse investido aqui, a nossa cidade poderia ser bem melhor, mas a corrupção é muito grande".

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP


O morador José Elias pediu que o dinheiro fosse investido na cidade

Kiko que nasceu e mora na cidade há 66 anos lembrou que o Ginásio, local onde acontece o rodeio, está sem telhado. "Por que o prefeito não pegou o imposto arrecadado no rodeio e resolveu esse problema?". Ele também sugeriu que a prefeitura fosse a responsável pela festa do Peão. "Na minha opinião, quem deveria bancar o evento era a prefeitura".

O comerciante Marco Antônio acredita que falta transparência na divulgação das informações referentes à prefeitura. "Acho que deveria haver uma transparência na divulgação das informações, tanto da prefeitura quanto do rodeio".

Sebastião Xavier, morador da cidade há 27 anos, se revoltou com o provável destino do dinheiro "O ginásio está abandonado, Itapecerica está abandonada, não temos saúde e não vemos nenhuma melhoria na cidade. Para onde foi o dinheiro? Só pode ter sido desviado".

Dando apoio ao depoimento de Sebastião, Edivaldo José da Silva também não acredita que qualquer arrecadação do ISS esteja sendo investido na cidade. "Não acredito que esteja sendo investido nada aqui. A saúde é precária, as ruas são cheias de buracos e a infraestrutura da cidade é horrível. Nem o ginásio tem investimento".

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP


"Por que o prefeito não pegou o imposto arrecadado no rodeio e resolveu o problema do Ginásio?"

Reginaldo Ratz mora na cidade há 11 anos e não faz ideia do destino do dinheiro "Não sei para onde esse dinheiro está indo, eu só sei que o rodeio só traz transtorno para a cidade: o trânsito e a criminalidade é o que mais aumenta na época da Festa do Peão. Investimento na cidade, que é bom, não aparece".

O jovem Lucas Soares, de 18 anos, foi criado em Itapecerica e, ao saber sobre o faturamento da prefeitura achou um absurdo. "É uma vergonha. A prefeitura só dá uma arrumada na cidade quando tem algum evento, só joga a poeira para debaixo do tapete. Esse dinheiro do ISS não é investido aqui, não vejo melhorias".

 

Notícias relacionadas