EM ALTA
Home

AES Eletropaulo inicia capacitação de eletricistas para o Smart Grid

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/07/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

————————————————

A AES Eletropaulo inicia, neste mês, o programa de capacitação de eletricistas em redes inteligentes, como parte do projeto Smart Grid em Barueri, região metropolitana de São Paulo. O objetivo é preparar esses profissionais para o futuro do setor elétrico, que abrange uma nova forma de operar o sistema de distribuição de energia.

Na primeira fase, cerca de 100 colaboradores participarão de dois cursos, com carga horária de 8h e 16h horas, ministrados por profissionais qualificados da própria distribuidora. Os eletricistas, que atuam no setor de emergência e perdas comerciais, irão exercer atividades que ensinam a instalar hardwares e medidores digitais, capazes de fazer a medição eletrônica de energia elétrica.  

“Ao investir em tecnologia Smart Grid, a AES Eletropaulo também tem o foco no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, não só devido à exigência de qualificação para trabalhar dentro desse novo conceito de distribuição de energia, mas também para valorizar talentos internos”, afirma Maria Tereza Vellano, Diretora Regional da AES Eletropaulo.

Além dessas turmas, o programa de capacitação da distribuidora possui mais três etapas, que contemplarão engenheiros, técnicos de operação e gestores até 2015. No total, cerca de 1 mil profissionais passarão por treinamentos.

Smart Grid

Este é o primeiro Projeto de Rede Inteligente (Smart Grid) completo do país. Na área de concessão da AES Eletropaulo está sendo implantado inicialmente no município de Barueri e parte de Vargem Grande, beneficiando 250 mil habitantes e terá um sistema integrado ao Centro de Operações e Medição da concessionária. O investimento é de R$ 70 milhões e está programa para conclusão em 2015. 

Com essa tecnologia, a concessionária automaticamente identificará a interrupção e, dependendo da ocorrência, executará comandos remotamente, diminuindo consideravelmente o tempo sem energia e garantindo o restabelecimento.  Caso seja necessário o envio de equipes, a empresa informará o cliente via SMS junto com a previsão de restabelecimento. Hoje, cerca 100 mil clientes já são monitorados ininterruptamente por medição eletrônica. 

Confira mais detalhes no site www.aeseletropaulo.com.br

Notícias relacionadas