Protesto contra Poupatempo na Luiz Gonzaga reúne 50 manifestantes
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————
Cerca de 50 manifestantes se reuniram na noite desta quinta-feira, dia 4, na Praça Luiz Gonzaga, região do Pirajuçara em Taboão da Serra, para protestarem contra a construção do Poupatempo no local. O Ato cultural em defesa da Praça Luiz Gonzaga contou com o apoio dos movimentos Vem Pra Rua Taboão, Hip Hop e Skatistas, Projeto Expressões das Ruas e Movimento Passe Livre de São Paulo (MPL).
Os manifestantes não aceitam a ideia de “acabarem com a praça”, pois eles consideram aquele, o único lugar que a população tem para realizar eventos culturais na cidade. O grupo afirma não ser contra o Poupatempo, mas não aceitam que seja na praça, segundo eles, existem outros locais na cidade para a construção da obra.
Foto: Rose Santana
Manifestantes na praça Luis Gonzaga, na noite desta quinta-feira
“Hoje o objetivo [da reivindicação] é a saída da praça, nós não somos contra o Poupatempo, mas tem outros lugares para construir, e não, acabar com o único lugar de lazer e cultura que nós temos aqui”, disse a estudante Gabriela de Souza, uma das organizadoras do evento.
A opinião da população se divide. A moradora Maria Cristina, mãe de dois filhos, ela não concorda com a saída da praça. “Meus filhos usam esse espaço para brincar, se não tiver mais a praça para onde vou levá-los?”, indaga.
O aposentado José Martinho é a favor da construção do Poupatempo. “Essa praça já foi boa, agora acontecem mais coisas que não prestam aqui do que coisas boas. Pode tirar imediatamente”, disse.
César Pereira, do Projeto Expressões das Ruas, a chegada do Poupatempo na praça, não será bom para a região e nem para a população. “O trânsito [na região] já é complicado, vai aumentar ainda mais. Aqui é o ponto de encontro dos artistas, malabares, escola de skate e diversas artes de ruas. Precisamos de mais espaços e não que acabe com o que temos. Isso é um extermínio de cultura e informação”, declarou.
O prefeito Fernando Fernandes disse aos manifestantes, durante reunião na última semana, que pretende construir um local multiuso para acolher eventos esportivos e culturais. Os manifestantes não aprovam a ideia.
“Quem garante que ele [prefeito] vai construir? Por que não levam o Poupatempo pra lá?”, questionam os manifestantes. A arena multiuso deve ser construída no local onde seria o centro olímpico, no Jd. Record.