EM ALTA
Home

Embu das Artes discute eixos para Conferência da Educação

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/07/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

————————————————

Mais de 100 pessoas, entre professores, diretores e pais de alunos, acompanharam na última quinta-feira, na Câmara Municipal de Embu das Artes, a Conferência Livre Preparatória para a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação, o CONAE 2014.

A Conferência Nacional da Educação reúne propostas de estados e municípios para planejar ações na educação. Nos municípios a conferência acontece com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para o CONAE do ano seguinte. Neste ano foram realizadas entre o mês de março e maio. Tudo o que for discutido no município será analisado e debatido nas conferências estaduais, que ocorreram em junho.

Foto: Divulgação

Professora Lucia Helena Couto durante encontro com educadores

O grupo que se reuniu em Embu das Artes conversou previamente para conhecer os eixos nacionais que irão permear a CONAE 2014. Serão sete no total e a cidade ficou responsável pela discussão de três na Conferência Intermunicipal, que acontece dia 26 e 27 de julho em Barueri e que também vai apresentar os delegados escolhidos para participar das próximas etapas.

“Temos metas para solucionar os problemas que estão aí há muito tempo. As conferências são nossa chance de que as mudanças aconteçam”, disse a secretária de Educação, professora Lúcia Helena Couto, que comandou a reunião.

Eixos discutidos

Os sete eixos para a discussão foram o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação (Organização e Regulação); Educação e Diversidade (justiça social, inclusão e direitos humanos); Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável (Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente); Qualidade da Educação (Democratização  do acesso, permanência, avaliação, condições de apresentação e aprendizagem); Gestão Democrática, participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da Educação (formação, remuneração, carreira e condições de trabalho) e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

As cidades que participam do CONAE são Embu das Artes, Cajamar, Carapicuíba, Barueri, Itapecerica da Serra, Jandira, Osasco, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Cotia, Embu-Guaçu, Itapevi, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e São Lourenço da Serra.

Notícias relacionadas