Aparelho de Raio-X do Hospital Infantil será trocado
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Colaborou Liah Marques
Após a Gazeta SP denunciar, com exclusividade, a insatisfação de diversas mães com equipamento de Raio-X quebrado no Pronto Socorro Infantil Santo Onofre, a Prefeitura de Taboão da Serra informou ontem que o aparelho será trocado e deve começar a funcionar na semana que vem. Há cerca de um mês, as crianças que precisam fazer uma radiografia tem que ser levadas para o Hospital Geral do Pirajussara (HGP). O Santo Onofre, é o único PS Infantil da região.
Na semana passada, quando a Gazeta visitou a unidade havia pacientes sendo transferidos para os Prontos Socorros Municipais Antena e Akira. A Prefeitura informou que os aparelhos de Raio -X do Antena também serão trocados por um fixo e um móvel, mas que ainda não estão disponíveis.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Prefeitura busca melhorar atendimento no PS Infantil, no Jd. Santo Onofre
A Secretaria de Saúde destaca que até o dia 28 de junho, um contrato terceirizava os aparelhos de radiografia do P.S. Antena , ou seja, a prefeitura pagava uma espécie de aluguel para ter o serviço. Com o fim do contrato e a mudança de administração do Antena, a Sociedade Paulista de Medicina adquiriu o equipamento que deve começar a funcionar também na próxima semana, segundo a Secretaria de Saúde.
Mês anterior
Há um mês, quando a Gazeta SP foi conferir de perto a situação do P.S.Infantil Santo Onofre encontrou mães indignadas. Gicélia de Lima Miranda, mãe de uma bebê de nove meses, teve que sair do bairro Santo Onofre para o Parque Assunção, do outro lado da cidade. "A minha filha estava com pneumonia e eu tive que ir com ela até o P.S. Akira Tada para fazer o Raio-X, já que o equipamento daqui [Santo Onofre] está quebrado". Mesmo a Prefeitura disponibilizando carros para levarem as crianças para outros P.S., as mães declararam que eram muitas pessoas para os carros disponíveis. Muitas preferiam ir de ônibus e, poucas, tinham a sorte de ir de carro.
Na época, a Secretaria de Saúde informou que havia aberto uma licitação para aquisição de um novo aparelho de Raio-X. A locomoção do paciente para fazer a radiografia era feita com carro próprio da Prefeitura.