EM ALTA
Home

Manifestantes cobram Bilhete Único e abertura de contas da Pirajuçara

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/06/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————-

Cerca de 60 ativistas do Movimento Vem Pra Rua Taboão foram à Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta terça-feira, dia 25, reivindicar o apoio dos parlamentares e solicitar que eles intermediassem uma reunião com o prefeito Fernando Fernandes. Os organizadores também entregaram a pauta de reivindicações aos vereadores. Fernandes irá receber uma comissão do movimento na sexta-feira, dia 28, às 16h.

Um acordo entre os vereadores permitiu que três representantes do grupo utilizasse a tribuna. Fernando foi o primeiro a falar. Ele declarou que o movimento está lutando pela redução da tarifa do ônibus Circular, tarifa zero, implantação do bilhete único municipal com integração de 2h. Criticou a Viação Pirajuçara detentora do transporte no município.

Foto: Divulgação

Manifestantes marcharam da praça Nicola Vivilechio até a Câmara Municipal

“O movimento pede, em primeiro lugar redução da tarifa, isso é imediato e inegociável. Segundo lugar tarifa zero, transporte tem que servir a população e não os lucros das empresas”, disse Fernando.  

Amanda Conde declarou que o movimento só alcançara vitória quando o prefeito baixar o valor da tarifa, falou das péssimas condições do transporte público de Taboão, da integração de 2h e da falta do profissional cobrador. Questionou a retirada do transporte alternativo na cidade e pediu a abertura das contas da Viação Pirajuçara.  A abertura da ciclovia também está na pauta. “A gente [movimento] quer que a prefeitura torne esse contrato público, para que a população veja. A gente vem aqui exigir a imediata implantação do bilhete único municipal”, declarou.

Vinícius falou sobre o movimento. “Esse movimento surgiu na rua, semana passada, segundo a imprensa, 10 mil pessoas pararam a BR, isso é histórico em Taboão da Serra. O povo não vai sair da rua enquanto não conquistar aquilo que veio buscar”.

Os parlamentares enalteceram o movimento e defenderam a redução da tarifa do Circular. Vereador Ronaldo Onishi parabenizou os ativistas, disse que apoia as manifestações, desde que aconteçam de forma pacífica.

Vereador Marco Porta afirmou que a implantação do bilhete único faz parte do programa de governo de Fernandes, e que os vereadores da base tem o dever de cumprir as promessas feitas durante a campanha. Vereador Moreira criticou o contrato com a Pirajuçara, o alto custo da tarifa e cobrou a volta dos cobradores e a implantação do bilhete único, além de defender a abertura das contas da Pirajuçara. “Esse contrato [com a empresa Pirajuçara] tem que ser revogado urgentemente”, declarou.

O presidente da Casa, Eduardo Nóbrega declarou que o aumento da tarifa no final de 2012, para R$ 3,30 foi decretado pelo ex-prefeito Evilásio Farias. Ele defendeu a análise nas contas da Viação Pirajuçara e declarou que assume a responsabilidade do projeto do prefeito Fernando Fernandes e que vai cobrar para que se cumpram as promessas.

Ex-servidores públicos e ex-LNs

Nóbrega anunciou que os ex-funcionários da prefeitura (efetivos) irão receber seus direitos trabalhistas na próxima sexta-feira, dia 28. Porém, quanto à questão dos ex-NL ainda nada foi resolvido. Nessa quarta-feira, Nóbrega irá ter uma conversa com o prefeito para tentar agendar uma reunião com os ex-livres nomeados.

Votação

Devido a presenta dos manifestantes do Movimento Vem Pra Rua Taboão, não houve votação na noite desta terça-feira. Na próxima quinta-feira, dia 27, haverá sessão extraordinária, às 11h. Os parlamentares não podem entrar em recesso sem que votem a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

Notícias relacionadas