EM ALTA
Home

Pré-Conferências avaliam políticas assistenciais de Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/06/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————-

Por Vera Sampaio

Iniciou na sexta-feira, 14 de junho, e segue até o próximo dia 21, as Pré-Conferências de Assistência Social. Os seis encontros, sendo um para cada território de CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), fazem parte das preparações para a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em 11 julho, no Cemur.

Os encontros, promovidos pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), tem o intuito de analisar os eixos que serão debatidos durante a IX Conferência, cujo tema será “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social – Suas”.

Foto: Ricardo Vaz | Divulgação

Prefeito Fernando Fernandes abriu a pré-conferência do Jardim Trianon

“Estes encontros importantes espaços onde está sendo possível avaliar a situação da Assistência Social em nosso município. Além de população e poder público pensar juntos em diretrizes e estratégias para avanços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)” – afirma a secretária de Assistência Social, Arlete Silva.

O Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu que fossem analisados os seguintes eixos temáticos: O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: vigilância sócioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; 3 – Gestão de Trabalho; 4 – Gestão dos serviços, programas e projetos; 5 – Gestão dos benefícios do Suas; 6 – Regionalização.

Primeiras reuniões

As quatro primeiras pré-conferências promovidas nos territórios dos CRAS Monte Alegre, Pirajuçara, Trianon e Scândia reuniram uma média de 250 pessoas por dia, entre servidores públicos, sociedade civil e representantes de entidades assistenciais. Segundo a presidente do CMAS, Sylvia Cerresi, os encontros tem sido favoráveis a discussão. “Cada reunião tem fomentado o debate e a avaliação das políticas públicas de assistência que foram implantadas em Taboão. Na IX Conferência serão encaminhadas inúmeras sugestões para o biênio 2013-2015” – declara.

 

Notícias relacionadas