COVID-19: Hospital de Campanha de Taboão da Serra ganha mais 20 leitos

O prefeito Fernando Fernandes anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 4, que o Hospital de Campanha, que atende casos de gravidade moderada de coronavírus, será ampliado em mais 20 leitos, totalizando 77. A unidade, que funciona no espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER), conta com quatro leitos para atender emergências e respiradores. Casos de alta complexidade são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – Upa Akira Tada, que tem uma ala inteira destinada a pacientes infectados pelo vírus.
Segundo o gestor, nesta segunda-feira, o Hospital de Campanha está com 36 leitos ocupados. Na UPA, 12 pessoas estão internadas, quatro delas no respirador.
A unidade foi inaugurada em 6 de abril, e é a primeira porta de atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de coronavírus, e já atendeu 2.311 pessoas.
“Nosso hospital de campanha está com 36 leitos ocupados. Só os quatro da sala de emergência que não. E não estão ocupados porque são reservados para quem fica muito grave, que precisa ir para o tubo, e daí ser transferido para a UPA, que está funcionando como uma semi-intensiva. Lá na UPA temos hoje 12 pessoas internadas mais graves e mais cinco na sala de emergência, com quatro delas no respirador. Por isso já estamos ativando mais 20 leitos”, disse o prefeito.
Fernandes alerta para a necessidade de a população cumprir as regras do isolamento social, para que não haja superlotação de infectados nos hospitais. Também falou que a prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus.
“Nós estamos fazendo todas as ações para diminuir o avanço da doença. A desinfecção de ruas, pontos de ônibus, postos de saúde e pontos estratégicos, é feita. E ainda vamos aumentar as equipes”, disse Fernando Fernandes.
Além de recomendar o uso de máscaras, caso seja necessário sair de casa. A prefeitura já distribuiu mais de 25 mil máscaras na cidade. “Nada disso será suficiente sem que você se conscientize e faça parte dessa luta. Não existe remédio, nem vacina, só temos uma arma cientificamente comprovada, o distanciamento social, então se puder, fique em casa. Se não puder, use a máscara”, pede o prefeito.
Das 672 notificados, a cidade conta com 263 casos descartados, 168 estão aguardando exames, 215 confirmações da doença, além das 26 mortes. Segundo a Secretaria de Saúde 137 pessoas já foram curadas de coronavírus.
Serviço
Hospital de Campanha
Endereço: Estrada das Olarias, 670 – Jd. Guaciara, Taboão da Serra.
Funcionamento: De domingo a domingo, 24h
TAGS
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025