EM ALTA
Home São Paulo

Sesc Campo Limpo Recebe a Ação em Rede “Nós: Criação, Trabalho e Cidadania”

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

06/11/2019 00:30
Divulgação
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nos dias 8 e 9 de novembro, sexta, a partir das 16h, e sábado, às 11h, o Sesc Campo Limpo recebe “Nós: Criação, Trabalho e Cidadania”, ação que conta com uma feira de empreendedores locais, intervenção com o desfile Loyal, o espetáculo “Obinrim – Ventos na Maré” e bate-papos sobre economia solidária criativa. A programação é gratuita.

No dia 8 de novembro, sexta, às 16h, a abertura do evento é com um bate-papo sobre “Economia Criativa e Desenvolvimento Social”, com a Claudia Leitão, membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Políticas Culturais em Revista/ UFBA. Também está prevista a presença do Diretor Regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda.

A “Feira de Empreendedorismo e Arte na Periferia” ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, sexta, das 16h às 21h, e sábado, das 11h às 18h. A ideia é trazer diversos empreendedores locais a fim de valorizar o pequeno artesão da periferia da zona sul de São Paulo. A partir da atuação dessas iniciativas, verifica-se a efetivação do conceito da economia solidária, a prática de saberes diversos (tradicionais, populares e/ou científicos) e observação de impactos positivos na comunidade em que vivem.

Os expositores são Bioafetiva, Criativitude, Boutique de Krioula, Aldeia do Tecer, Coletivo Dedo Verde, Studio LilianSeraos, Em.feito, Loyal, Papel de Mulher, Enjoy Orgânicos, Carol Itzá, Mulheres do Bororé, E-Bairro, Selo Sarau do Binho, Além da Lenha, Rede Balsear, Akotii, Editora Filo Czar, Yara Obá e Loja Evelyn Daisy.

No dia 08 de novembro, das 19h às 21h, é vez de o público participar do bate-papo “Economia da Cultura Criativa, Trabalho e Coletividade”. A pesquisadora Marta Bergamin, Thiago Vinícius (Agência Solano Trindade) e Andreza Jorge (Redes da Maré) participam da mesa. A proposta é relacionar a atuação da Valorização Social com a educação, unindo as possibilidades de inclusão produtiva de pessoas e grupos, a partir da descoberta e aprimoramento de capacidades, da difusão de saberes e do fomento a alternativas de inserção no universo do trabalho coletivo.

Também no dia 08, às 21h, será encenado o espetáculo “Obinrin – Ventos na Maré”, do grupo Mulheres da Maré, que é formado por quase trinta mulheres de diferentes idades. A realidade delas é retratada por meio da dança contemporânea e das danças populares, como jongo, ciranda, maculelê e samba.

Dividido em quatro atos, a peça se desenvolve a partir da representação dos mitos de Oya, a rainha dos ventos, uma Orixá do panteão Africano Iorubá. Pelas histórias de Oya, o espetáculo ilustra a vida das mulheres e seus enfretamentos diante de uma sociedade que nega seus desejos, sonhos e questões.

A trilha sonora do espetáculo é embalada por uma banda exclusivamente composta por mulheres negras, cantando e tocando e transformando o cenário a todo o momento, com força e leveza.

Já no dia 9 de novembro, sábado, teremos três bate-papos. “Economia Solidária, Comercialização e Grupos de Consumo”, “Empreendedorismo Social na Gastronomia” e “Empreendedorismo Social no Design, Moda e Artesanato”.

O primeiro, às 11h, terá a presença da pesquisadora Eliane Navarro Rosandiski, Joyce Izauri (Enjoy Orgânicos) e Thais Mascarenhas (Instituto Kairós). O segundo, das 14h30 às 16h, será conduzido pela chef Bel Coelho, Edson Leitte (Gastronomia Periférica) e Marina Leonardi (Du local) e o último das 16h30 às 18h, traz Ferréz (1DASUL), Paula Dib e Adélia Borges.

A intervenção final, às 18h, fica por conta do grupo Loyal, com o “Desfile Loyal”, que está em sua 9ª edição. Aqui há uma reflexão sobre a relação do que era apontado como “o lado ruim” e as potências do povo periférico. Romper com a moda negada e criar uma própria, a contra moda. Assim, é possível transformar faltas em lealdade, ambição e união por si mesmo e pelos seus e suas.

A partir de uma mostra de iniciativas, a ação busca visibilizar projetos, pesquisas e experiências que atuem com foco no trabalho coletivo, geração de renda e desenvolvimento comunitário de modo a incentivar a construção de parcerias entre as comunidades e as organizações presentes nos territórios da unidade.

O endereço do Sesc Campo Limpo é Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. Mais informações pelo telefone 5510-2700 ou pelo portal www.sescsp.org.br.

Serviço

“Economia Criativa e Desenvolvimento Social”

Dia 08 de novembro, sexta, das 16h às 17h.

Grátis

Livre

Local: Tenda de Convivência

Sem retirada de ingresso

 

“Feira de Empreendedorismo e Arte na periferia”

Dias 8 e 9 de novembro, sexta, das 16h às 21h, sábado, das 11h às 18h

Grátis

Livre

Local: Tenda de Provisória

Sem retirada de ingresso

“Obinrin – Ventos na Maré”

Dia 08 de novembro, sexta, das 21h às 22h

Grátis

Livre

Local: Praça das Corujas

Sem retirada de ingresso

“Economia solidária, comercialização e grupos de consumo”

Dia 09 de novembro, sábado, das 11h às 12h30

Grátis

Livre

Local: Tenda Multiuso

Retirada de ingresso na Central de Atendimento 1 hora antes do evento

“Empreendedorismo Social na Gastronomia”

Dia 09 de novembro, sábado, das 14h30 às 16h

Grátis

Livre

Local: Tenda Multiuso

Retirada de ingresso na Central de Atendimento 1 hora antes do evento

“Empreendedorismo Social no Design, Moda e Artesanato”

Dia 09 de novembro, sábado, das 16h30 às 18h

Grátis

Livre

Local: Tenda Multiuso

Retirada de ingresso na Central de Atendimento 1 hora antes do evento

Sesc Campo Limpo

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. Campo Limpo, São Paulo/SP

Horários de funcionamento: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h

Tel: (11) 5510-2700

TAGS

Notícias relacionadas