Fórum do Orçamento Participativo apresenta calendário para 2013
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
O prefeito de Embu das Artes Chico Brito apresentou à cidade o calendário do Orçamento Participativo 2013 com toda a programação para o ano. Também foram conhecidos os representantes eleitos e os conselheiros do Conselho Municipal do Orçamento (CMO), além dos articuladores do OP. A plenária aconteceu no último sábado, dia 23, no Centro Cultural Pq. Pirajuçara, Complexo Valdelice.
No 1º Fórum de abertura do OP foi feito um balanço geral das obras realizadas com demandas da população. Desde 2001, quando foi implantado pelo então prefeito Geraldo Cruz, mais de 350 demandas foram atendidas, construção de creches, pavimentação de ruas, entre outras obras.
Foto: Guego | Divulgação Prefeitura de Embu das Artes
Prefeito Chico Brito destacou a importância do Orçamento Participativo
O deputado estadual Geraldo Cruz, ressaltou a importância da participação da população nas plenárias. “Hoje as demandas são outras, no início era o asfalto, hoje é o recape, por isso é importante a participação da população. Temos que ouvir o que as pessoas pensam e querem da cidade, para cobrar de quem de fato tem responsabilidade”, disse.
Chico Brito, prefeito de Embu, destacou a responsabilidade do governo diante do OP, também falou da importância da participação popular e as mudanças das demandas. Para o prefeito, o governo não pode se acomodar. Em 12 anos de OP, a cidade nunca deixou de realizar plenárias.
“Embu das Artes jamais poderá abrir mão do OP. Já fizemos muitas coisas, mas ainda há muitas a fazer. Nós temos responsabilidades legais e não vendemos ilusões à população”, enfatizou.
Brito declarou que não vê a hora de começarem as plenárias, e alertou seu secretariado que terão muito trabalho durante o ano, várias plenárias e visitas aos bairros. “Vamos passar em todas as regiões, prestar contas de todo o mandato”, declarou.
Para 2013, cada secretaria indicará dois representes, irão tomar conta de uma região, captando os dados socioeconômicos dos bairros. “Eles vão ter que saber tudo o que acontece na região. Isso é importante por que, quando os secretários forem às regiões todos vão enxergar as mesmas coisas, isso é planejamento”, ressaltou Brito.
A primeira plenária informativa acontece dia 6 de abril, no Jd. Valo Verde na EM Amilton Suga Gallego. Até o mês de julho, os encontros acontecerão nas 20 regiões. Clique aqui e veja o calendário da cada plenária
Participaram do Fórum, secretários municipais, lideranças de bairro e religiosas, empresários, a sociedade civil em geral e os seguintes vereadores: Edvânio Mendes, João Leite, Clidão do Táxi, Jefferson do Camihão de Lixo, Rosana Almeida, Pedro Valdir, Jabá e Carlinhos do Embu.
Conheça os articuladores de participação cidadã:
Germana Aparecida R. Rezende – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional
Expedita Ferreira da Costa Dias – Secretaria de Saúde
Selma Bezerra – Secretaria de Educação
Elisabete da Costa Moreira – Secretaria de Esporte e Lazer
Sidney de Moura Pinto – Secretaria de Serviços Urbanos
Romel Gimenes de Araújo – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Rodrigo Vinicius Pinto – Secretaria de Assuntos Jurídicos
Débora Regina Kawamura – Secretaria Administração
Vanessa Damas Medina – Secretaria Finanças
João Carlos Piscirilli Ramos – Amlurb
Luis Henrique S. Plata – Ouvidoria
Jéssica Santos Travessin – Secretaria de Obras
Silvio Moreira da Silva – Secretaria de Comunicação
Ângelo Archiabald Grenfell – Secretaria de Turismo
Maria Emilia dos Santos – Controladoria
Darçonito Moreira de Oliveira – Pró-Habitação
Claudinei Niela Silva – Secretaria Trânsito e Transporte
Paulo Vicente / Edson Ferreira / Hugo Prado – Governo
Ivo Missias Amorim- Secretaria de Cultura