Mulheres taboanenses participam do lançamento de projeto contra a violência doméstica
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Centenas de mulheres participaram do lançamento do Projeto Educa-Ação, do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na manhã dessa sexta-feira, dia 8. O encontro foi uma iniciativa da prefeitura de Taboão da Serra e Ministério Público de São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A Promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, foi a palestrante e quem oficialmente fez o lançamento da campanha, ela destacou a importância das mulheres que sofrem agressão devem denunciar. “As mulheres podem e devem reagir, só assim nós vamos conseguir mudar”, disse a promotora. No primeiro semestre de 2012, a secretaria Jurídica das Mulheres registrou no estado 388.153 mil atendimentos por agressão provocada por companheiros.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
A promotora Maria Gabriela durante palestra no Cemur
O Projeto Educa-Ação será ministrado nas escolas para cerca de três mil crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio durante o mês de abril, o objetivo é passar noções básicas da lei Maria da Penha aos estudantes.
“A criança tem que saber o que é crime, da mesma forma tem que saber o que é violência doméstica. O adolescente tem que respeitar a mãe, a namorada”, explicou a doutora Maria Gabriela. Diretores e professores também serão convidados a participar.
O prefeito Fernando Fernandes parabenizou todas as mulheres taboanenses pela data comemorativa e enalteceu o trabalho realizado pela promotora em defesa da mulher. “Vai mudar esse habito de desrespeito contra a mulher, essa injustiça. Esse trabalho tem que ser louvado e prestigiado, tem que contar com o apoio do poder público. Homens prestigiem suas mulheres”, declarou Fernandes.
A delegada da Delegacia da Mulher de Taboão da Serra Cláudia Brandão fez questão de destacar que a lei funciona sim, que pode até demorar, mas funciona, por isso denunciar é importante.
“As mulheres devem tomar uma atitude, não aceitar a conduta do agressor. As mulheres também acham que não acontece nada, demora, mas acontece. As coisas vão acontecer. Para isso é preciso denunciar”, disse a delegada Cláudia.
Todos os presentes assistiram ao vídeo institucional contra violência doméstica estrelado pela cantora Alcione. O lançamento da campanha do MP teve lançamento nacional nessa sexta-feira. Também estiveram presentes no evento os vereadores, secretários e a delegada seccional de Taboão da Serra.